Revitalização da travessa Dr. Norberto Bachmann encanta comerciantes e população no Centro de Joinville

Publicada em 18/07/2022 às 18:58
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), liberou a travessa Dr. Norberto Bachmann, no Centro, para o uso da população. Durante o Festival de Dança, a travessa ganha um extenso varal de luzes para receber bailarinos, visitantes e moradores com ainda mais charme.

As obras de requalificação e revitalização da travessa estão na fase final, faltando apenas a revisão de alguns detalhes pela equipe técnica da Seinfra e a finalização do parquinho para as crianças.

A travessa Bachmann recebeu 17 bancos de 50 cm, 20 bancos de 1,5 metro, 29 floreiras em dois tamanhos, seis unidades de floreira (tipo vaso) com árvores de grande porte, além de canteiros, bicicletários em ambos os lados, playground com piso emborrachado para segurança das crianças e vagas de estacionamento limitadas por balizadores. Tem ainda identificação da rua, postes com luminárias ornamentais e um ponto de táxi revitalizado. Além disso, foram plantadas árvores de pau-brasil para compor o projeto de ornamentação.

No início dos trabalhos, foi realizada a remoção das estruturas antigas, como a área de convívio em madeira e bancos, placas e postes com luminárias. Em seguida, foi feita a escavação para reestruturar as redes de drenagem, elétrica e de comunicação. E então foi realizado todo o novo pavimento da via e das calçadas utilizando paver.

Já é possível ver muitos pedestres andando pela via, principalmente no meio dela e aproveitando o espaço. Os comerciantes locais também estão animados com o resultado.

“Ficou lindo! Pavimentaram, melhorou muito, tá muito bonito”, relata a comerciante Jussara Aparecida Stenchak, que tem uma loja de roupas no local há 10 anos.

Os lojistas também têm expectativa de melhorar as vendas com a revitalização. “A gente acredita que vai melhorar muito o movimento, já está melhorando. A rua estava muito feia e agora tá muito bonita. Já vemos mais comércios abrindo”, conta Nadir Medeiros, comerciante de uma loja de produtos naturais.

O objetivo, com a renovação, é criar um local mais humanizado e promover o convívio social no Centro de Joinville. A rua passará a ser uma via que se converte em um calçadão para receber feiras e outros eventos.

Esse projeto faz parte de um trabalho para trazer novas atividades econômicas, sociais e recreativas para a área central de Joinville. A ideia é utilizar a travessa como um ponto para gastronomia e mais uma opção de turismo e lazer para a cidade. O investimento foi de aproximadamente R$ 960 mil.

Durante o Festival de Dança, o trânsito ficará fechado para carros, a liberação fica apenas para carga e descarga.