Reunião com moradores tira dúvidas sobre obras da rede de esgoto do Jardim Sofia e Jardim Paraíso

Publicada em 29/08/2023 às 18:10
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

A Companhia Águas de Joinville realiza, na quarta-feira (30/8), uma reunião comunitária sobre as obras de esgotamento sanitário que estão ocorrendo na região Nordeste de Joinville. O evento será na Escola Senador Rodrigo Lobo (rua Cuba – Jardim Sofia), das 19h às 20h30.

O tema da reunião será a instalação de redes de esgoto em andamento nos bairros Jardim Paraíso e Jardim Sofia. No encontro, os moradores dessas regiões poderão esclarecer dúvidas sobre as obras.

Atualmente, há frentes de trabalho na avenida Santos Dumont, próximo ao Garten Shopping, e nas ruas Manoel Calixto, Canopus e Profeta Isaías. As intervenções estão sendo executadas de segunda a sexta-feira e não interrompem o trânsito, pois ocorrem nas calçadas.

Quando há necessidade de realizar os serviços na rua, a interdição é programada preferencialmente para os fins de semana ou para a noite, quando há menor fluxo de veículos e com menos impacto para a comunidade.

Investimento nas novas redes é de R$ 16 milhões

A implantação de redes na região Nordeste faz parte do sistema de esgotamento sanitário do Jardim Paraíso, que engloba também os bairros Vila Cubatão, Jardim Sofia e parte do Bom Retiro.

As obras em andamento, que têm investimento de R$ 16 milhões, devem ser concluídas no primeiro semestre de 2024. Nesta etapa, ao todo, serão implantados 19 km de rede e dez unidades de bombeamento. Até o momento, 32% da obra foi concluída.

A tubulação instalada levará o esgoto da região para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jardim Paraíso, unidade que começou a ser construída em setembro de 2022 e deve ser finalizada em 2024.

Com as redes coletoras ativas e a estação em pleno funcionamento, cerca de 5 mil metros cúbicos de esgoto por dia receberão tratamento adequado. Aproximadamente 27 mil moradores da região serão beneficiados.