Rede Municipal de Joinville é uma das sete selecionadas para o Programa Escolas Criativas

Publicada em 06/07/2022 às 15:24
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

A Secretaria de Educação de Joinville foi uma das sete Redes Públicas de Ensino do Brasil a serem selecionadas para participar do Programa Escolas Criativas, da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC). O lançamento ocorreu nesta quarta-feira (6/7), em um evento online com a participação da diretora executiva de políticas educacionais da Secretaria de Educação de Joinville, Giani Magali da Silva de Oliveira, e de representantes das secretarias de educação das redes escolhidas.

O trabalho com os professores de Joinville iniciará no segundo semestre e seguirá até 2024. Os professores da Rede Pública Municipal receberão formações para desenvolverem atividades utilizando os princípios da aprendizagem criativa, uma abordagem com foco na educação com “mão na massa”. Com isso, serão incentivados a utilizarem recursos de robótica e de computação criativa, por meio de softwares como o Scratch, e de materiais reutilizáveis e que podem ser encontrados facilmente em qualquer escola, como papelão, cola, papel, tesoura e embalagens recicláveis.

O programa é viabilizado pelo edital internacional Tech and Play, da LEGO Foundation, da Dinamarca. A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa conta com o apoio da Fundação Lemann na implementação do programa.

“Nossa expectativa é que o aluno torne-se, cada vez mais, protagonista de seu processo de aprendizagem, e que as aulas despertem a curiosidade e a autonomia da criança. Por isso, estarmos entre os selecionados do Programa Escolas Criativas é um orgulho e um privilégio, já que nossos profissionais poderão estar ainda mais preparados para uma promover uma educação com olhar no futuro”, afirma o secretário de Educação de Joinville, Diego Calegari.