Quase 4 mil doses de imunizantes são aplicadas no Dia D da Campanha de Multivacinação em Joinville

Publicada em 23/10/2023 às 08:29
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

O sábado foi de movimento intenso nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) de Joinville. Equipes preparadas, Zé Gotinha recebendo as crianças e a oportunidade para que os pais e responsáveis por crianças e adolescentes atualizassem o esquema vacinal. No Dia D da Campanha de Multivacinação, nas 54 UBSFs e na Sala de Vacina Central, foram aplicadas 3.937 doses de imunizantes.

A vacina que teve a mais doses aplicadas foi a da Influenza (1.020). Na sequência, ficou a Febre Amarela (298), depois a Dupla Tétano (268) e a Meningococia ACWY (254) doses.

Geisiane de Vargas Gaiardo Steinbach, moradora do bairro Atiradores, foi pela manhã até a UBSF Bucarein com os filhos Miguel, de 4 meses, e Helena, de 4 anos. O pequeno Miguel deixou a Carteira de Vacinação em dia. “Eu vacino pela saúde deles, manter sempre em dia é importante e no sábado fica mais fácil”, diz Geisiane.

Outra mãe que aproveitou o Dia D da Campanha de Vacinação foi Grasiela Cristofolini de Santana. Apesar de morarem no bairro Adhemar Garcia, como estava perto da UBSF Bucarein, foi ali que ela fez a vacina no filho. “Hoje foi bem mais fácil, porque o meu horário de trabalho coincide com o horário que funciona a sala de vacinação. O meu filho mais velho estava tudo em dia, só o mais novo que tomou a vacina para 4 anos. Vacinar é saúde e a gente precisa proteger eles”, afirma.

Além das equipes técnicas atendendo nas Unidades, a diretoria e gestores da Secretaria da Saúde também acompanharam o sábado de vacinação nas Unidades. Pela manhã, a secretária da Saúde de Joinville, Tania Eberhardt conversou com os profissionais, recebeu as famílias e incentivou que a Carteira de Vacinação esteja sempre em dia.

“Nós estamos vacinando crianças de 0 a 15 anos. E queremos muito que vocês se conscientize dessa necessidade de voltarmos a vacinar. A vacina previne, a vacina faz com que a gente não volte a ter doenças que já tivemos no passado. Quem ama, vacina”, reforça a secretária.

A Campanha de Multivacinação encerra na sexta-feira (27). Durante o período, as UBSFs (exceto a UBSF Jativoca) disponibilizam a vacinação durante todo o horário de funcionamento. Mas o usuário deve chegar ao local até 30 minutos antes do horário de fechamento da Unidade.

A relação completa das Unidades e horários de atendimento está disponível no site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/ubsfjlle).

Unidade Móvel de Vacina

A Unidade Móvel de Vacina da Secretaria da Saúde de Joinville estará em diferentes regiões do município. Confira a programação:

– 23/10 (segunda-feira) – 13h às 17h – CRAS Paranaguamirim
– 24/10 (terça-feira) – 13h às 18h – Avenida Kurt Meinert, região da pedreira