Público de Joinville prestigia Desfile Cívico-Militar e celebra a Independência do Brasil

Publicada em 11/09/2023 às 08:39
Relacionado a:

O público formado por adultos, crianças, jovens e famílias de Joinville prestigiou o Desfile-Cívico Militar que marcou as comemorações do Dia da Independência, celebrado nesta quinta-feira, 7 de Setembro.

Cerca de 12 mil pessoas se reuniram na avenida Beira Rio e assistiram ao desfile que teve a participação das Forças de Segurança e de Escolas públicas municipais, estaduais e particulares.

Para o prefeito Adriano Silva, a data em que se comemora a proclamação da Independência do Brasil é oportunidade para que todos reflitam a respeito da coletividade e do que deve-se fazer pelo país. Nesse contexto, o Desfile Cívico-Militar demonstra a união entre as Forças de Segurança e reflete o futuro representado pelas crianças e jovens estudantes.

“É importante o joinvilense saber como funciona a nossa segurança. Hoje somos a 7° cidade mais segura do Brasil e isso também reflete o trabalho das nossas Forças de Segurança. Já os nossos alunos que recebem na avenida as palmas dos seus familiares e do público, são os brasileiros do nosso futuro”, declara o prefeito.

A integração entre comunidade e as instituições no Desfile Cívico-Militar também foi destacada pelo comandante do 62° Batalhão de Infantaria, o tenente-coronel Luiz Eduardo Santos Cerávolo: “A participação da população na comemoração do 7 de Setembro é muito importante. Estamos integrados na sociedade de Joinville, temos aqui todas as instituições participando. As instituições integradas fazem com que a cidade cresça e Joinville é exemplo disso”.

O sub-comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Alessando José Machado, destacou o evento como ocasião especial em que a população demonstrou seu respeito e reconhecimento ao trabalho das forças de segurança.

E afirmou: “Ficamos muito felizes quando ouvimos os aplausos e vemos o prestígio que as Forças de Segurança têm junto à comunidade de Joinville. Nossa função é proteger as pessoas. E a união entre a comunidade e a PM é imprescidível. Sempre promovemos essa proximidade por meio de programas institucionais. A segurança pública é um dever de todos e, aqui, contamos com grande apoio tanto da sociedade quanto do Poder Público”.

Pelotões aclamados pelo público

A solenidade do Desfile Cívico-Militar teve início com a tradicional Revista às Tropas, conduzida pelo prefeito Adriano Silva, pela vice-prefeita Rejane Gambim, pelo comandante do Exército, tenente-coronel Luiz Eduardo Santos Cerávolo, e pelo sub-comandante geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado.

Logo após o rito, a Banda de Música do 62° Batalhão abriu o Desfile Cívico-Militar, seguida pelos pelotões e motorizados do Exército.

A próxima instituição a entrar na avenida foi a Polícia Militar de Santa Catarina que, além do seu efetivo e viaturas táticas, apresentou o Esquadrão da Polícia Montada, com sua cavalaria, e teve a participação do Helicóptero Águia.

A segurança do município também foi representada no Desfile Cívico-Militar com a Guarda Municipal que participou com seu efetivo e veículos da frota motorizada. Além disso, o evento teve a presença das polícias Civil, Científica e Penal.

Em outro momento que animou o público, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville levou para a avenida sua Banda de Música que abriu alas para os pelotões e para o desfile da frota motorizada, formada por veículos que incluem desde caminhões antigos até modernos caminhões de combate a incêndios, resgate e salvamento.

As equipes e veículos do SAMU encerraram a participação das Forças de Segurança do Desfile Cívico-Militar.

Alceu Kersten, morador do bairro Costa e Silva, compareceu ao Desfile Cívico-Militar para prestigiar o desfile da filha que é estudante de Educação Física em uma universidade de Joinville.

“Está muito bonito e organizado. Foi muito interessante o passeio do helicóptero da polícia, também o desfile do Bombeiro que é um exemplo para Joinville e a parte do Samu. O desfile está magnífico”, elogiou.

O show das Escolas

Depois de vibrar com os pelotões e motorizados das Forças de Segurança, o público se encantou com os desfiles das Escolas na avenida Beira Rio com suas fanfarras e coreografias.

O Desfile Cívico-Militar teve a participação de 22 escolas municipais e estaduais, bem como estudantes de escolas e universidade particulares de Joinville.

Para Adelita Borba Delajustina, além de se encantar com atrações como o desfile dos Bombeiros, assistir ao Desfile Cívico-Miltiar, ao lado da sua filha, é um ato de cidadania.

“Gostei também das escolas. Mesmo não sendo a escola da minha filha, tinha escola da nossa região e isso deixa o coração da gente quentinho. E trazer a minha filha é importante pra ela entender o que é esse dia para o nosso país e o que é feito pela nossa cidade”, declara.