Projetos da Secretaria da Saúde de Joinville são premiados em mostra estadual

Publicada em 14/04/2023 às 16:55
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

A Secretaria da Saúde da Prefeitura Joinville teve dois projetos premiados na quinta edição da Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS”, que integra o 8º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina. No evento, que ocorreu de 11 a 13 de abril nos municípios de Capivari de Baixo e Tubarão, tiveram destaque os projetos “Quer N0 AVC” e “Implantação de Rotina de Otimização de Estoque de Medicamentos com Validade Próxima na CAF”.

Segundo o secretário da Saúde de Joinville, Andrei Kolaceke, o reconhecimento é fruto de um trabalho já consolidado na Secretaria da Saúde de valorizar e premiar experiências inovadoras. “Realizamos, todos os anos, nosso prêmio de Práticas Inovadoras, que tem o objetivo de estimular os servidores a trazerem novas soluções para a administração pública. Além disso, incentivamos a escreverem sobre estes trabalhos e participarem de mostras estaduais e nacionais”, explica Andrei.

O Quer N0 AVC é um aplicativo de celular que permite que os profissionais de saúde do Joinvasc, programa público de tratamento de acidente vascular cerebral (AVC) de Joinville, realizem o acompanhamento dos pacientes que sofreram AVC que são atendidos no Hospital São José.

Entre as funções do aplicativo, estão a possibilidade de cadastrar as medicações para que o paciente seja notificado quando deve fazer uso delas, o envio de orientações em saúde, o envio de questionários para verificar a saúde do paciente e um serviço de chat para contato com a equipe de saúde. As informações enviadas via aplicativo são monitoradas pela equipe multidisciplinar do Joinvasc, que faz o acompanhamento periódico de todos os pacientes até cinco anos após terem sofrido o AVC.

O outro projeto premiado na Mostra Catarinense, “Implantação de Rotina de Otimização de Estoque de Medicamentos com Validade Próxima na CAF”, foi desenvolvido pela farmacêutica da Gerência de Assistência Farmacêutica e Laboratório Municipal (GAFL) da Secretaria da Saúde, Elza Caroline Steffen.

“O objetivo do projeto é organizar o monitoramento das validades dos medicamentos na CAF, a fim de garantir a identificação de itens a vencer nos próximos 180 dias. Realizamos os encaminhamentos possíveis em cada caso, com finalidade de evitar perdas de recursos públicos”, explica Elza.

O monitoramento é realizado com auxílio de dados coletados do sistema informatizado de gestão e de planilhas elaboradas para o acompanhamento da utilização do quantitativo de medicamento disponível, que fornecem informações para a equipe técnica da CAF realizar a análise crítica e a tomada de decisão sobre a otimização do estoque de cada item.