Projeto garante guarda-chuvas para alunos de escola de Joinville

Publicada em 17/02/2023 às 18:02
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Um projeto que garante guarda-chuvas para os alunos se protegerem em dias chuvosos, na Escola Municipal Professor Aluizius Sehnem, em Joinville, ganhou um reforço importante na última quinta-feira (16). Durante o evento de assinatura da Ordem de Serviço para ampliação e reforma da unidade, o “Guarda Chuville” recebeu uma doação de 500 acessórios, por meio da Rogga Empreendimentos, possibilitando que todos os estudantes da escola tenham acesso aos materiais.

O “Guarda Chuville” existe desde o início do ano passado, quando o supervisor da unidade, Reginaldo Rodrigues, identificou a necessidade de realizar atividades de reposição de aprendizagem após a pandemia, além de ajudar a garantir a frequência dos alunos. “Joinville é uma cidade em que chove muito e, quando vinha da minha casa para a escola, percebia as crianças andando na chuva. Nesses dias, também notamos uma grande infrequência em sala de aula”, conta o idealizador.

O projeto começou com a construção de um “guarda-chuvário” na escola, onde os alunos precisavam se revezar para usar os acessórios, inicialmente adquiridos com a doação de pais. Ainda no ano passado, a unidade contou com uma doação do Sicredi para comprar mais 80 guarda-chuvas. Ao mesmo tempo, o tema também passou a ser usado em sala de aula.

“Com os alunos, a gente tentou responder porque chove tanto em Joinville. As crianças estudam todo o conhecimento científico, como o motivo das gotas de chuva se formarem, aprendem o papel das plantas e do pluviômetro, por exemplo. E também construímos uma estação meteorológica na escola, onde eles aprendem as medidas, como os milímetros”, explica Reginaldo.

Doação de 500 guarda-chuvas muda patamar do projeto

Com a doação de 500 novas unidades para o projeto, o “Guarda Chuville” agora entra em um novo patamar, com a realização de um sonho de seu idealizador: todos os mais de 400 alunos da escola terão acesso a um acessório para os dias de chuva e também de muito sol.

A doação por parte da Rogga Empreendimentos aconteceu após o vereador Wilian Tonezi apresentar o projeto para a empresa. O parlamentar conheceu o “Guarda Chuville” em apresentação na Câmara de Vereadores e, durante visita na escola, notou que em uma maquete havia um tapume da empresa criado pelos alunos.

“Percebi que a Rogga já fazia parte do contexto da escola e a empresa não sabia disso. Apresentei o projeto Guarda Chuville, eles gostaram do projeto e resolveram ser parceiros da escola para que cada criança tenha o seu guarda-chuva”, conta Tonezi.

A Escola Municipal Aluizius Sehnem já montou um “guarda-chuvário” em cada sala de aula, onde ficarão os novos acessórios, cada um com a identificação do aluno. Também há monitores que fazem todo o controle dos empréstimos dos guarda-chuvas. Os estudantes usam em um dia e, no outro, entregam novamente na escola.