Projeto Férias de Verão oferece recreação e acolhimento para crianças da Educação Infantil de Joinville

Publicada em 10/01/2023 às 17:32
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

O período de férias escolares deste ano está mais tranquilo para os pais e mais divertido para os alunos da Educação Infantil, com o projeto Férias de Verão, realizado pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Educação (SED).

Até o dia 27 de janeiro, crianças matriculadas nos Centros de Educação Infantil (CEIs) das redes Municipal e Conveniados, inscritas anteriormente no projeto, serão atendidas e participarão de atividades recreativas.

Neste ano, cerca de mil crianças com idade de 0 a 5 anos, serão recebidas em 13 CEIs que foram especialmente preparados para a realização do projeto Férias de Verão.

Além da adaptação de ambientes internos e externos das Unidades, também foi elaborada ampla programação, que inclui brincadeiras diversas, como atividades com água, contação de histórias com montagem de cenários, banho em bonecas, piquenique, cabanas, apresentações e interação com integrantes do programa Música na Escola, jogos, entre outros.

“O Férias no Verão é muito importante tanto para as famílias que têm a garantia de deixar os seus filhos aos cuidados de profissionais preparados, como para as próprias crianças que têm oportunidade de participar de atividades recreativas, com aprendizado e enriquecimento”, destaca o secretário de Educação de Joinville, Diego Calegari.

As crianças inscritas são atendidas nos horários em que estão matriculadas (matutino, vespertino ou integral) e, assim como no período letivo, recebem alimentação e são acompanhadas por professores, auxiliares de sala e auxiliares de monitores das unidades.

De acordo com Mariana Coral, coordenadora de Gestão Escolar da Educação Infantil da SED, o objetivo do Férias de Verão é acolher e atender de forma individualizada as crianças cujos familiares estão trabalhando durante as férias escolares, que estão em situação de vulnerabilidade social ou, ainda, cujas famílias são beneficiárias do Programa Auxílio Brasil.

“As crianças estão o ano todo conosco e a nossa ideia, quando elaboramos as atividades, é que as crianças fiquem em férias dentro da unidade escolar, dentro de um ambiente seguro e acolhedor”, afirma Mariana.

Prainha, parque e diversão

Pelo segundo ano consecutivo, o CEI Bem-Me-Quer, no Jardim Paraíso, abre suas portas no período de férias para receber 75 crianças, entre alunos da própria unidade e da região.

Para garantir a diversão da criançada durante o plantão, a equipe preparou atrações especiais, como uma “prainha” artificial com direito a areia, guarda-sol, piscininhas e conchinhas.

Também estão programadas atividades musicais, banho de mangueira, além de muita festa com a mesa de pebolim, os brinquedos do parque e os pequenos animais que habitam a fazendinha do CEI.

“Sabemos que, nas férias, muitas vezes as crianças ficam em casa ociosas. E o projeto Férias no Verão permite que as crianças brinquem, socializem, interajam, corram, aproveitem os espaços e os momentos. Também é uma segurança para as famílias que confiam na nossa equipe e sabem que seus filhos estão bem cuidados e acolhidos”, conclui Leandra Anghinoni, auxiliar de direção do CEI Bem-Me-Quer.