Projeto do Passeio Público do Bairro Paranaguamirim é premiado

Publicada em 15/04/2024 às 16:03
Relacionado a: Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano - SEPUR

Joinville é uma das cidades vencedoras do Prêmio InovaCidade 2024, do Instituto Smart City Business America. O projeto do Passeio Público do Bairro Paranaguamirim, elaborado pela Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano (Sepur) da Prefeitura de Joinville, foi um dos 43 projetos premiados pelo Instituto, selecionados entre inscritos de todo Brasil.

O Prêmio InovaCidade é o reconhecimento do Instituto Smart City Business America às iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 14 de maio, durante Smart City Business Brazil Congress, em São Paulo.

Inaugurado em 28 de março deste ano, o Passeio Público das ruas Alfredo Wersdoerfer e Firmino da Silva Filho conta com uma área de aproximadamente 600 metros de extensão. O espaço foi totalmente revitalizado, se transformando em uma grande praça com área para convivência da comunidade.

O local, que antes era estrada de chão, recebeu pavimentação, calçadas acessíveis, drenagem, implantação de ciclovias, paisagismo, iluminação pública de led, instalação de parquinho para as crianças, bancos, mesas, floreiras, pergolados, bebedouros e sinalização. O investimento da Prefeitura de Joinville foi de R$ 6,1 milhões.

A obra busca promover e incentivar o uso de áreas comuns aos moradores do bairro Paranaguamirim, além de proporcionar mais segurança, mobilidade e acessibilidade.

Na elaboração do projeto do Passeio Público do Bairro Paranaguamirim, a Sepur teve apoio da Secretaria do Meio Ambiente (Sama), Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Secretaria de Governo, Companhia Águas de Joinville e representantes da comunidade local.