Projeto desenvolvido por supervisor de escola municipal de Joinville recebe prêmio nacional

Publicada em 28/11/2023 às 11:33
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED, Escola Municipal Professor Aluizius Sehnem - SED.UEF.EMAS

Um trabalho desenvolvido pelo supervisor escolar da Escola Municipal Professor Aluizius Sehnem, de Joinville, foi reconhecido nacionalmente como uma das principais práticas de recomposição da aprendizagem do Brasil. Reginaldo Rodrigues da Silva, com o projeto “Guarda-Chuville”, foi vencedor do prêmio “Conectando Boas Práticas 2023: Resgatando Aprendizagens”.

O prêmio é organizado pela Rede Conectando Saberes e Associação Nova Escola, que selecionaram as 15 principais propostas entre as mais de 200 inscritas de todo o país. Reginaldo foi reconhecido na categoria “Coordenador”.

“Senti uma emoção muito grande quando descobri o resultado. Fico motivado porque é um reconhecimento de que estamos fazendo um bom trabalho, em que a proposta pedagógica é baseada em projetos”, conta o vencedor.

O “Guarda Chuville” existe desde o início de 2023, quando o supervisor identificou a necessidade de realizar atividades de reposição de aprendizagem após a pandemia, além de ajudar a garantir a frequência dos alunos.

Sobre o projeto

Como a cidade tem um alto índice de chuva, Reginaldo percebia no trajeto entre a casa e a escola que muitas crianças se molhavam no caminho para irem estudar. Isso também impactava no aumento da infrequência em sala de aula.

O projeto começou com a construção de um “guarda-chuvário” na escola, onde os alunos se revezavam para usar os acessórios, inicialmente adquiridos com a doação de pais. No ano passado, a unidade contou com doação do Sicredi para comprar mais 80 guarda-chuvas. Ao mesmo tempo, o tema também passou a ser usado em sala de aula.

Neste ano, a empresa Rôgga Empreendimentos fez a doação de 500 novas unidades de guarda-chuvas para o projeto, que entrou em um novo patamar. Agora, todos os mais de 400 alunos da escola têm um acessório para os dias de chuva e também de muito sol.

Cada sala de aula tem um espaço onde ficam os acessórios, cada um com a identificação do aluno. Também há monitores que fazem todo o controle dos empréstimos dos guarda-chuvas, que são usados pelos estudantes em um dia e, no outro, são devolvidos novamente na escola.