Na manhã desta quinta-feira (15), vereadores e profissionais da imprensa de Joinville participaram de uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão. O objetivo foi conhecer o projeto de modernização da unidade.
Para os profissionais de imprensa, foi realizada ainda uma coletiva de imprensa, momento no qual os veículos puderam esclarecer dúvidas a respeito da renovação dos equipamentos e também da parada programada que será realizada neste domingo (18/5).
A apresentação do projeto foi realizada no auditório da ETA por Lucas Emanuel Martins, gerente de Água da Companhia. Lucas explicou sobre como a ETA funciona atualmente e as atualizações que foram feitas desde a década de 70, quando a estação foi construída, a fim de acompanhar o crescimento da cidade.
Também falou sobre as motivações para execução das melhorias, além de ter detalhado os serviços que fazem parte do projeto de modernização e os resultados que pretendem ser alcançados.
“O objetivo das melhorias realizadas hoje é atender de forma adequada a cidade no futuro. Entre outras ações programadas, vamos fazer uma transformação digital da ETA, adequando as estruturas aos tempos de hoje e também às próximas décadas”, comenta.
Em seguida, os participantes puderam conhecer alguns dos locais da estação que estão recebendo ou vão receber as obras: adutoras de 700 e 900 milímetros e bombas de captação e recalque, além da nova subestação de energia e o sistema de filtração.
Sidney Marques de Oliveira Júnior, diretor-presidente da Companhia Águas de Joinville, atendeu os jornalistas e destacou os principais benefícios da modernização.
“A gente está pensando na Joinville de 2050. Por isso estamos trocando válvulas, tubulações, construindo uma nova subestação de energia elétrica. Isso vai nos proporcionar redução nos custos com energia e de manutenção. E acima de tudo, uma garantia da segurança de que o sistema vai trabalhar com tranquilidade nas próximas décadas”, detalha o diretor-presidente.
Serviços realizados neste domingo (18)
O projeto de modernização engloba diversas etapas e, por isso, em cada parada programada uma delas será executada. Neste domingo (18), serão instaladas novas válvulas em duas bombas da ETA Cubatão, uma da área de captação e outra de recalque de saída da estação. As válvulas vão melhorar os sistemas de vedação, possibilitando o isolamento dos conjuntos quando necessário.
Com a substituição dessas válvulas, os demais serviços naquela bomba podem ser executados nos dias seguintes, com a ETA operando normalmente. Isso só é possível, pois a modernização da ETA prevê que sejam implementadas melhorias que possibilitam a suspensão de apenas parte do sistema para que as obras continuem, sem que toda a ETA precise parar para a realização de algumas etapas da obra.
Para realizar o serviço neste domingo, será necessário suspender temporariamente as operações da unidade, fazendo com que bairros das regiões Norte, Leste, Sul e Centro da cidade tenham o abastecimento de água comprometido durante o período da manutenção. São eles: Adhemar Garcia, América, Anita Garibaldi, Atiradores, Aventureiro, Bom Retiro, Boa Vista, Bucarein, Centro, Comasa, Dona Francisca, Espinheiros, Fátima, Guanabara, Iririú, Itaum, Jardim Paraíso, Jardim Iririú, Jardim Sofia, Jarivatuba, João Costa, Paranaguamirim, Parque Guarani, Pirabeiraba, Rio Bonito, Santo Antônio, Saguaçu, Ulysses Guimarães, Vila Cubatão e Zona Industrial Tupy.
Também poderá ocorrer impacto no abastecimento em parte dos bairros Costa e Silva (norte da Benjamin Constant), Floresta (leste da Santa Catarina), Petrópolis (norte da rua dos Radialistas) e Zona Industrial Norte (leste da BR-101 e oeste da BR-101 ao norte da rua Bororós). A manutenção inicia às 4h e será concluída no mesmo dia.
Em paralelo, outras duas melhorias fora da ETA serão realizadas, já que o abastecimento estará interrompido. Será instalado um by-pass no R-3, reservatório localizado no Boa Vista, e uma válvula será trocada na entrada do R-7, reservatório localizado no Aventureiro.
O by-pass é uma tubulação extra que ligará o reservatório à rede que abastece os bairros Boa Vista e Bucarein, atendidos pela unidade. Já a válvula que será substituída no R-7 tem como finalidade isolar a tubulação de entrada do reservatório. Nos dois casos, o objetivo é possibilitar manutenções e limpezas nas estruturas sem interferir no abastecimento de água da região. As duas obras não causarão interdição no trânsito, pois serão executadas dentro da área dos reservatórios.
As regiões próximas ao Distrito de Pirabeiraba, onde está localizada a ETA Cubatão, devem ter o abastecimento normalizado na noite de domingo. E assim gradativamente em imóveis que ficam mais próximos da estação. Em áreas mais altas e mais distantes, o sistema deve ser restabelecido ao longo de segunda-feira (19/5).
Avisos serão publicados nas redes sociais da Companhia e da Prefeitura para informar sobre andamento da obra
A partir da próxima parada da ETA, a Prefeitura e a Companhia Águas de Joinville vão passar a utilizar avisos nas redes sociais para informar sobre o abastecimento de água em paradas programadas ou emergenciais de Estações de Tratamento de Água.
As comunicações serão compostas por uma sequência de estágios e cores, que abrangem desde o início da manutenção da Estação até o total restabelecimento do sistema. Cada um desses estágios é representado por uma cor, associado a um texto explicativo do que está ocorrendo no momento e orientações importantes sobre o consumo de água. São eles:
Cor laranja (abastecimento impactado): isso significa que o abastecimento está comprometido porque a ETA está desligada e a manutenção está em andamento. A água deve ser utilizada somente para beber, preparar refeições e realizar higiene pessoal.
Cor amarela (abastecimento em recuperação): a manutenção foi finalizada, a ETA foi religada e redes e reservatórios estão voltando a receber água. Mas, como o sistema ainda está em recuperação, o consumo consciente deve continuar até a completa normalização do sistema.
Cor verde (abastecimento normalizado): o abastecimento de água voltou à normalidade em todas as regiões atendidas pela estação.
A Companhia Águas de Joinville reforça a importância do consumo consciente de água dias antes e durante a realização das paradas programadas, cuidado que deve se estender até o completo restabelecimento do sistema. As orientações podem ser conferidas nas redes sociais da Companhia.