Projeto da Rede Municipal de Ensino de Joinville é destaque em rede nacional

Publicada em 24/05/2023 às 11:16
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED, Escola Municipal Emílio Paulo Roberto Hardt - SED.UEF.EMPRH

Um projeto desenvolvido na escola Emílio Paulo Roberto Hardt, da Rede Municipal de Ensino de Joinville, foi destaque em rede nacional nesta terça-feira (23). A CNN Brasil divulgou dados de uma pesquisa sobre educação midiática no país e mostrou o trabalho realizado pela professora integradora de mídias e metodologias, Cristiane Schulze Schubert, com os alunos da unidade.

A profissional mantém encontros no contraturno escolar com um grupo de 15 alunos, de 6º a 9º ano. Uma vez por semana, a temática é voltada ao uso das redes sociais e os estudantes encontram espaço para debater assuntos relacionados à internet. Eles aprendem, por exemplo, sobre os crimes cibernéticos, as leis, quais as consequências de expor informações, o que postar nas mídias e os perigos das fake news.

“Se teve alguma manchete na semana e que chamou a atenção, eles vão trazer para me questionar. Sempre faço eles buscarem informações, dizerem o que acham da notícia, então fazemos um comparativo entre outros sites e vamos batendo as informações. Assim, desenvolvemos a leitura, o senso crítico e até mesmo a cidadania”, explica a professora.

Os encontros semanais têm transformado a forma com que os alunos da escola Emílio Paulo Roberto Hardt se comportam na internet. A estudante Brena Bianca Cardozo, de 12 anos, já mudou alguns hábitos desde que começou a aprender sobre educação midiática. “Eu entrava nas redes sociais e qualquer coisa que me mandavam ficava assustada. Hoje, procuro saber mais do que se trata antes de passar para alguém”, conta.

Os dados do estudo realizado pelo Comitê Gestor da Internet, em parceria com a Unesco, buscou entender o comportamento de crianças e adolescentes, de 9 a 17 anos, quando estão online. Os resultados mostraram que, apesar de 80% usarem a internet para fazer trabalhos escolares, 43% não sabem verificar se uma informação está correta e 38% não sabem se o site é confiável.

A reportagem exibida pelo programa CNN Prime Time, comandado pelo jornalista Márcio Gomes, está disponível no Youtube da emissora.