Projeto da Escola Pública de Trânsito de Joinville é destaque em evento internacional de segurança viária

Publicada em 27/10/2023 às 16:12
Relacionado a: Unidade da Escola Pública de Trânsito - DETRANS.UET

O projeto “Trânsito e Cidadania”, desenvolvido pela Escola Pública de Trânsito (Eptran) da Prefeitura de Joinville, é o único trabalho catarinense apresentado no Seminário Internacional de Segurança Viária, que ocorre até esta sexta-feira (27), em Brasília.

Selecionado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), do Ministério dos Transportes, como uma das 10 iniciativas destaque em âmbito nacional, e que pode ser aplicada em outros municípios, o projeto foi apresentado a profissionais de segurança, empresas viárias, representantes de entidades governamentais e não-governamentais de todo o país.

De acordo com a gerente da Eptran, Melissa Puertas, um dos pontos que mais despertaram a atenção do público foi o trabalho integrado realizado por entidades como os Agentes de Trânsito, a Guarda Municipal, Defesa Civil, Vigilância Ambiental, Bombeiros Voluntários de Joinville, Polícia Militar e Polícia Civil, além do grupo de ciclismo Pedala Joinville e a ONG Com Fé pela Vida.

Outro destaque foram os materiais desenvolvidos pela Eptran especialmente para o projeto, incluindo a cartilha e o bloco de desenhos para colorir que ilustram a realidade do município, e que são distribuídos nas escolas.

Para Melissa, a escolha do projeto “Trânsito e Cidadania” entre ações realizadas em todo o país, demonstra a assertividade do trabalho realizado em Joinville.

“É uma grande vitória! Mostra que estamos no caminho correto e que é possível, sim, melhorar a realidade no trânsito por meio da educação”, comemora a gerente.

O projeto “Trânsito e Cidadania”

Em atividade desde janeiro de 2022, o projeto “Trânsito e Cidadania” busca formar cidadãos conscientes e responsáveis, capazes de contribuir para a construção do trânsito mais seguro e humano, por meio de ações educativas, com atividades práticas, lúdicas e positivas.

O projeto é desenvolvido com alunos de 4º e 5º anos da Rede Municipal de Ensino, por meio de ações educativas, palestras, atividades práticas e material exclusivo para tornar o aprendizado mais dinâmico e interativo.