Programação voltada à conscientização e orientação sobre Saúde Mental começa dia 15

Publicada em 11/05/2023 às 10:16
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde, realiza a Semana Municipal de Conscientização e Orientação sobre a Saúde Mental. A abertura oficial será na segunda-feira (15/5), no Centro de Convenções da Univille, às 19h. A programação, aberta ao público, vai até quinta-feira (18/5) com palestras, mesa-redonda, caminhada e atividades interativas.

A abertura oficial, às 19h, apresenta um debate sobre Políticas de Atenção Psicossocial. O evento é aberto ao público, com capacidade para até 400 pessoas.

Na terça-feira (16/5), o público poderá conferir palestras com os seguintes temas: emergências psiquiátricas, manejo do comportamento suicida, saúde mental infanto juvenil, educação e saúde mental, medicalização da infância na perspectiva da neuropsicologia. A programação deste dia é direcionada para profissionais que atuam em determinadas áreas, como Saúde, Educação, Assistência Social e comunidade acadêmica. As inscrições podem ser feitas no site da Prefeitura de Joinville.

Na quinta-feira (18/5), que é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, haverá uma caminhada da Praça da Bandeira até a Católica de SC. A concentração será na praça, às 8h30 e haverá intervenções artísticas. A caminhada vai até a universidade na rua Visconde de Taunay onde serão oferecidas oficinas com temática de saúde mental, voltadas aos usuários, profissionais e comunidade. As atividades desse dia são abertas para o público em geral e não há necessidade de inscrição.

A coordenadora de Saúde Mental de Joinville, Ana Caroline Giacomini, explica que a semana gira em torno do 18 de maio, data do movimento alusivo à reforma psiquiátrica, quando passou-se a fazer um cuidado territorializado, preconizando o protagonismo dos usuários.

“Toda a programação visa conscientizar as pessoas sobre a assistência à saúde mental, da importância desse tema e também para qualificar as equipes”, explica Ana Caroline.

Em Joinville, a Lei 6.246, de 7 de julho de 2008 instituiu a “Semana Municipal de Conscientização e Orientação sobre a Saúde Mental”. A Semana é realizada pela Secretaria de Saúde de Joinville e tem o apoio das instituições de ensino Católica SC, Ielusc, Univille, ACE, Unisociesc.

Sinais de alerta que indicam necessidade de atendimento profissional

– Medo ou tristeza excessiva por mais dias ou de forma descontrolada
– Ansiedade sem motivo aparente por mais dias ou de forma descontrolada
– Dificuldades para aprender (falta de compreensão ou concentração)