Programação em Unidade Básica de Saúde de Joinville marca início do Agosto Dourado

Publicada em 01/08/2023 às 18:11
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Dezenas de mães e profissionais da saúde se reuniram na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Bom Retiro, nesta terça-feira (1º), para a abertura da campanha do Agosto Dourado, mês que incentiva a amamentação e leva conhecimento às mães e a rede de apoio sobre a importância de amamentar.

“É muito importante que o trabalho da saúde possa ajudar na conscientização e na informação. O leite materno é o alimento básico para o crescimento e desenvolvimento de qualquer criança. É algo que estimulamos há muitos anos em Joinville e é fundamental essa rede de apoio com as Unidades Básicas de Saúde”, diz a secretária de Saúde de Joinville, Tânia Eberhardt.

A programação da abertura da campanha teve apresentação musical, palestra com orientações jurídicas sobre licença maternidade e direitos trabalhistas, palestra sobre naturologia, pintura de barriga em gestantes, drenagem linfática, shantala para bebês, yoga, meditação e mamaço, quando mães amamentam seus bebês em um mesmo lugar e compartilham informações.

O nome Agosto Dourado surgiu já que o leite materno é considerado o alimento “padrão ouro” por oferecer todos os nutrientes necessários ao bebê. A amamentação, importante fonte de saúde e qualidade de vida, é recomendada como fonte exclusiva de nutrição até os seis meses. O leite materno contém cerca de 250 nutrientes que fortalecem os sistemas imunológico e microbiológico dos bebês, garantindo menos riscos de infecções, alergias e diarréias.

“A amamentação é a principal fonte de nutriente que podemos oferecer para os nossos filhos. Com o aleitamento, nós conseguimos produzir um leite específico para o nosso bebê, que tem vários benefícios, as quantidades calórica e de água adequadas. Os anticorpos que passamos para os bebês ajudam a evitar doenças e mesmo que venham a adquirir no futuro, as doenças serão menos graves. Além de todos os benefícios nutricionais, tem toda a questão associada à criação de vínculos”, explica a pediatra Karolin Milbratz.

UBSFs de Joinville estão preparadas para auxiliar e orientar

A analista de estratégia Bruna Gerhardt passou por muitas dificuldades para amamentar o pequeno Vicente, de 2 meses, que não estava ganhando peso significativo. Ela estava quase desistindo quando ganhou apoio fundamental dos técnicos da UBSF Bom Retiro.

“Recebi todo o atendimento na unidade e é um trabalho que deve servir de exemplo. No começo foi bem desafiador, a questão da pega, da dor, mas não me arrependo de ter continuado e insistido. Hoje estou muito feliz porque, ao amamentar, a mãe consegue dar o melhor dela para o filho. Fora o alimento, tem a relação que a gente tem com o bebê que vai levar para o resto da vida”, diz Bruna.

“A amamentação é um ato de bastante amor e esforço e nem sempre a gente consegue que tudo flua de uma maneira tranquila, as dificuldades podem acontecer e aqui estamos preparados para ajudar. As mães com dificuldade podem vir até nós, em uma UBSF, temos equipes de enfermeiros e médicos capacitados para orientar e ajudar nas dificuldades”, orienta a pediatra.

O tema da campanha deste ano é “Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para mães e pais que trabalham”. As ações são em parceria com a Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno.