Programação de 30 anos do Zoobotânico tem trilha guiada pela mata

Publicada em 23/01/2023 às 18:21
Relacionado a: Secretaria de Meio Ambiente - SAMA

O Parque Zoobotânico, um dos principais pontos turísticos de Joinville, completou 30 anos de funcionamento. Ele foi criado no final de 1992, por um Decreto Municipal para preservar a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Morro da Boa Vista. De lá pra cá, o local recebeu milhares de visitantes, encantou turistas e pode ser considerado um respiro de área verde numa área urbana da cidade.

Para comemorar o aniversário, a equipe do parque está organizando várias ações para sábado (28/1). Uma das atrações é o Mergulho na Mata Atlântica, com o objetivo de proporcionar uma experiência sensorial aos participantes, com o passeio guiado em trilhas dentro do parque. Os participantes vão poder realizar a trilha, num percurso de cerca de 700 metros, sob a sombra das árvores, com subidas e descidas, além da passagem por duas pontes pênsil. A caminhada, ida e volta, tem duração de aproximadamente uma hora e é considerada de nível médio de dificuldade.

Para participar, é necessário se inscrever antecipadamente, até sexta-feira (27/1), no link. É importante ressaltar que estão disponíveis dois horários, às 9h e 10h30, com limite de 15 pessoas por horário.

A trilha ecológica do Zoobotânico foi revitalizada no ano passado, por meio de uma parceria com a empresa RMS, que aderiu ao Projeto Amigos do Zoo, integrante do Programa Joinville Mais Bonita.

“O Mergulho na Mata Atlântica tem como proposta que o participante faça uma pausa para respirar ar puro em um local belo e tranquilo, repleto de vida, animais e árvores, possibilitando uma reconexão com o ecossistema que o cerca”, explica Camila de Britto, veterinária da Secretaria de Meio Ambiente (Sama) e responsável pelo Zoobotânico.

Depois de se inscrever, é só comparecer no horário agendado e ir até o primeiro do Zoobotânico, que será o ponto de encontro para a realização da trilha. É recomendado que o participante use roupas leves, repelente, protetor solar e leve água para consumo durante a caminhada. Se chover no dia do evento, a atividade será cancelada.

Durante o dia, haverá doação de mudas de árvores e food trucks no Zoobotânico.

Cerca de 150 animais vivem no Zoobotânico de Joinville

“Atualmente, residem no parque aproximadamente 150 animais tutelados pelo município de Joinville. “São animais de 17 diferentes espécies, como araras, papagaios, furões, cachorro do mato, macacos, jabutis e jacarés, além dos animais de vida livre que compõem a fauna nativa desta unidade de conservação e que são comumente encontrados no local”, informa Camila.

Além da visitação aos recintos dos animais, o Zoobotânico ainda conta com quiosques e mesas para piqueniques, playground infantil, academia da melhor idade, pista de caminhada e trilha ecológica.

Alguns animais já são conhecidos na cidade, como os três tucanos, Du, Dudu e Edu. Outro bichinho bem conhecido teve o nome decidido em votação pela internet: o Bento, um furão, morador novo do local.

Em 2022, o Zoobotânico recebeu novos moradores: um papagaio verdadeiro (Amazona aestiva), uma maritaca (Pionus maximiliani), um furão (Galictis cuja) e os três tucanos do bico verde (Ramphastos dicolorus).