Programação da Semana Nacional de Trânsito de Joinville começa no sábado

Publicada em 15/09/2022 às 17:03
Relacionado a: Unidade da Escola Pública de Trânsito - DETRANS.UET, Secretaria de Esportes - SESPORTE

Os eventos da Semana Nacional de Trânsito começam em Joinville neste sábado (17). Realizada pela Escola Pública de Trânsito (Eptran) da Prefeitura, a programação inicia às 9h, na Estação da Memória (rua Leite Ribeiro – Anita Garibaldi). Depois da solenidade de abertura, às 9h30, ocorre a saída do pedal Joinville em 2 Rodas, aberto para a comunidade.

No domingo (18), às 9h30, será realizada a caminhada Pedestre Seguro é Pedestre na Faixa. A saída será na Câmara de Vereadores (av. Hermann August Lepper, 1100 – Saguaçu). São cerca de 3 km de caminhada, com participação da Secretaria de Esportes (Sesporte), grupos de dança da cidade e a população que quiser participar.

A Semana Nacional de Trânsito prossegue no dia 19 de setembro, com a blitz educativa Joinville em 2 Rodas. Na blitz, os motociclistas e ciclistas são parados e recebem kits sinalizadores e etiquetas retrorrefletivas para dar mais segurança e visibilidade, principalmente no período noturno. Também serão entregues folders educativos com dicas de segurança.

A ação ocorre no cruzamento da av. Santos Dumont com a rua Tuiti. Às 8h, serão abordados os ciclistas e, às 17h, os motociclistas. A abordagem será repetida no dia 23, na intersecção da rua Baltazar Buschle com a rua Agostinho dos Santos, no bairro Comasa. Desta vez, às 8h, serão abordados os motociclistas e, às 17h, os ciclistas.

Dia 20 de setembro, é a vez do projeto Trânsito e Cidadania na Escola. Os alunos da Escola Municipal Prefeito Wittch Freitag, no Aventureiro, participam de ações educativas, das 8h às 17h. O projeto ocorre novamente no dia 22, na Escola Municipal Presidente Arthur da Costa e Silva, no Rio Bonito. Em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, das 8h às 17h, os estudantes receberão kits sinalizadores e etiquetas retrorrefletivas para colarem em suas bicicletas.

A Eptran estará também presente na Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e Meio Ambiente (SIPATMA) do Perini Business Park, dia 21. “Há muitos acidentes de trânsito que ocorrem do trajeto de casa até o trabalho, então é importante essa ação de conscientização”, explica a gerente da Eptran, Melissa Puertas Sampaio.

No mesmo dia, às 19h, ocorre o Movimenta Joinville Bike, com saída do Sesc Comunidade Vila Nova (rua Alvin Pasold – Vila Nova).

Ações Educativas

Desde o ano passado, a estratégia da Escola Pública de Trânsito (Eptran) é realizar campanhas educativas em todo o município, com prioridade para os usuários mais vulneráveis no trânsito: pedestres, ciclistas e motociclistas.

As ações já alcançaram mais de 2 mil ciclistas, 500 motociclistas e 3 mil pedestres. Nas escolas, quase 10 mil crianças participaram dos projetos da Eptran.

“Nosso objetivo é educar para não punir, educar para salvar vidas. Trabalhamos para que a pessoa tenha uma mudança comportamental, mostrando a necessidade da empatia e respeito com o próximo no trânsito”, afirma Melissa.