Programa Viva a Escola levou mais de 400 mil pessoas as unidades escolares em 2022

Publicada em 23/12/2022 às 11:00
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Após dois anos de Escolas e Centros de Educação Infantil fechados para eventos com a comunidade, 2022 chega ao fim com pelo menos 250 festas, encontros e cerimônias realizadas nas unidades escolares da Rede Pública Municipal de Joinville. Elas envolveram mais de 400 mil pessoas, entre alunos, professores, familiares de alunos e moradores dos bairros onde as unidades estão localizadas.

O balanço é do Programa Viva a Escola, lançado em abril deste ano pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Educação. O programa foi criado para promover mais integração entre a cidade e a escola e, com isso, garantir a sensação de pertencimento dos moradores com estes espaços públicos.

Entre março de 2020 e abril de 2022, o Plano de Contingência contra a Covid-19 restringiu o acesso às unidades escolares e a realização de eventos com público externo por questões sanitárias. A retomada ocorreu em maio deste ano e no final de julho mais de 100 das 165 unidades escolares da Rede Municipal de Joinville já haviam aberto suas portas para festas com a comunidade.

O programa também facilitou a articulação com organizações interessadas em desenvolver parcerias dentro das unidades escolares em horários extraturno, contemplando cerca de 2 mil pessoas. Entre os meses de maio e dezembro, crianças e adolescentes participaram de oficinas que trabalharam questões como comunicação e criatividade, nutrição, ciência e tecnologia, enquanto familiares e pessoas da comunidade em geral participaram de atividades esportivas, artísticas e de lazer.

“O objetivo do Viva a Escola era que as pessoas voltassem a reconhecer as escolas públicas municipais como espaços que pertencem à comunidade, onde todos podem viver novas experiências e aprender. Acredito que conseguimos resgatar o sentimento de conexão da população com as nossas unidades e que, com o trabalho das nossas Associações de Pais e Professores e o apoio de entidades parceiras, teremos ainda mais opções de eventos e atividades para todos em 2023”, afirma o secretário de educação Diego Calegari.