Uma parceria entre a Secretaria de Educação de Joinville e o Sesi/Senai vai disponibilizar 150 vagas para alunos da Rede Municipal de Ensino participarem do programa Trilhas da Educação, com atividades no contraturno escolar. As inscrições foram abertas nesta terça-feira (4/7) para estudantes do 6º ao 9º do Ensino Fundamental.
Na parceria com o Sesi/Senai serão realizadas atividades envolvendo tecnologia, robótica, matemática, ciências, inglês, empreendedorismo e outros temas. O programa oferece trilhas de aprendizagem com objetivo de contribuir com o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes.
“Essa parceria beneficiará alunos dos anos finais da Rede Municipal de Ensino, que poderão ampliar suas experiências educativas, sociais e culturais. Com isso, buscamos potencializar o desenvolvimento integral dos nossos estudantes”, explica o diretor de Formação e Inovação da Secretaria de Educação, Cleberson de Lima Mendes.
Serão 75 vagas para alunos do 6º e 7º anos na Unidade Sul do Senai, e outras 75 vagas para estudantes do 8º e 9º anos na Unidade Norte I. As atividades ocorrerão no período da tarde, de 13h45 às 17h05, com intervalo de 20 minutos.
Importante ressaltar que o almoço e o deslocamento dos participantes serão de responsabilidade das famílias. Os alunos que optarem pelo uso do transporte público poderão solicitar vale transporte à Secretaria de Educação, desde que residam a mais de 3 quilômetros de distância do local em que o Programa será ofertado.
Para se inscrever, os familiares devem acessar o site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/TrilhasdaEducacao), ler o edital completo e fazer a inscrição. O prazo para preencher o formulário vai até 12 de julho, com a divulgação dos alunos classificados em 14 de julho. A classificação seguirá os critérios disponíveis no Edital.
Criado em 2022, o Programa Trilhas atende hoje 856 alunos com atividades em instituições parceiras no contraturno escolar, como ABCD do Esporte, Centro Educacional Dom Bosco, Instituto Esperança, Instituto Priscila Zanette e SENAC.