Programa leva educação de trânsito para escola no Parque Guarani

Publicada em 19/05/2022 às 17:07
Relacionado a: Unidade da Escola Pública de Trânsito - DETRANS.UET

A Escola Municipal Prefeito Baltasar Buschle, no Parque Guarani, recebeu nesta quinta-feira (19/5) o programa “Eptran na Escola”, realizado pela Escola Pública de Trânsito de Joinville (Eptran), em parceria com os agentes de trânsito do Detrans, Guarda Municipal, Defesa Civil e Pedala Joinville.

A ação faz parte da programação do Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

Alunos do 1º ao 6º anos puderam visitar stands montados no pátio da escola e receber orientações e informações. As classes de estudantes revezaram para participar das atividades que incluíam oficinas de pintura, música, dança e jogos voltados à educação de trânsito, além das visitas as viaturas dos agentes de trânsito e oficina de defesa pessoal com guardas municipais e agentes de trânsito. O Pedala Joinville falou sobre equipamentos de segurança que o ciclista deve ter na bicicleta.

“Nós queremos que os estudantes saibam o que é educação de trânsito, o quanto o trânsito é importante e que todos nós precisamos dele. Falamos que precisamos dos alunos para um trânsito mais seguro e que eles transmitam a mensagem para os pais, que fiscalizem e corrijam quando necessário”, explica a gerente da Eptran, Melissa Puertas Sampaio.

“Achei bem legal, divertido, aprendi que é bem importante respeitar os sinais”, conta a estudante Safyra de Almeida, de 10 anos.

Os estudantes participaram das atividades das 8h às 17h e aprovaram a iniciativa.

“É muito especial, quero que esse evento continue. Aprendi sobre ter respeito ao próximo e respeitar sempre a sinalização. Quando eu for motorista, vou parar para o ciclista e para o pedestre passarem”, fala a estudante Ana Clara da Silva, de 11 anos.

A próxima edição do “Eptran na Escola” será realizada no dia 26/5, na Escola Municipal Prefeito Nilson Wilson Bender, no Paranaguamirim.

Outra ação que a Eptran realiza nas escolas municipais no Maio Amarelo é o programa “Criança Atenta”. Os estudantes recebem material educativo e orientações sobre o trânsito para multiplicarem aos familiares.

A Eptran é responsável pela realização de campanhas, palestras, ações e projetos educativos ligados a segurança e mobilidade no trânsito. O objetivo é levar conhecimento para mudar valores, comportamentos e atitudes.