Programa Joinville Mais Bonita traz novos espaços revitalizados para a comunidade

Publicada em 04/10/2022 às 09:57
Relacionado a: Secretaria de Meio Ambiente - SAMA, Unidade de Parques, Praças e Rearborização Pública - SAMA.UPP

Os espaços e equipamentos públicos revitalizados em parceria com empresas da iniciativa privada, por meio do Programa Joinville Mais Bonita, estão cada vez mais presentes na cidade. Apenas neste ano, mais de 20 locais públicos receberam melhorias, garantindo à cidade espaços mais atrativos, com mais segurança e opções de entretenimento e lazer para a comunidade. A iniciativa é gerenciada pelo Gabinete da Vice-prefeita, com suporte da Secretaria de Meio Ambiente (Sama).

Além disso, as obras realizadas por meio de parcerias geraram economia ao município.”Os espaços que foram revitalizados neste ano somaram, até o momento, economia de R$ 1 milhão. Se somarmos o acumulado deste ano com o do ano passado, o município já economizou em torno de R$ 3,2 milhões”, estima o gerente da Unidade de Praças, Parques e Arborização Pública da Sama, Deivid Corrêa.

Um dos locais recentemente reabertos ao público é a estação de descanso criada no Mirante de Joinville. O espaço foi adotado pela Krona Tubos e Conexões, empresa que construiu e fará a manutenção da estação, que é um convite para o visitante fazer uma pausa, contemplar a beleza natural do entorno e fazer aquela foto caprichada.

O local possui deck em madeira com banco e pergolado, suporte para bikes, com acessórios para manutenção, e um bebedouro para a população e seus pets. A bicicleta, meio de transporte tradicional na cidade, ganhou destaque especial, com um monumento em sua homenagem.

Outra novidade recente é a praça Albano Schmidt, na rua Helmuth Fallgater, em frente à Policlínica do Boa Vista. Durante as obras de requalificação asfáltica da região, a praça teve seu espaço de lazer suprimido, servindo de base para máquinas, equipamentos e materiais utilizados nos serviços.

Com a conclusão do trabalho, a praça foi totalmente revitalizada pelo Catarinense Pharma. O projeto contemplou a instalação de novos brinquedos infantis, bem como a parte de paisagismo, com o cultivo de flores e plantas perenes, além da colocação de novos canteiros e pedras para a ornamentação do local.

Um terceiro espaço adotado recentemente fica no Hospital Municipal São José (HMSJ), em frente ao Ambulatório de Especialidades, com vista para a avenida Getúlio Vargas. O local ganhou uma praça totalmente nova a partir da adoção feita pelo Colégio Oficina, em parceria com a Trapp Engenharia e a NeoHaus Arquitetura e Interiores.

A ideia de tornar aquele espaço uma praça surgiu há três anos, dentro do HMSJ, pelo servidor Rodolfo Duarte, agente administrativo do setor de Obras do Hospital. Neste ano, por meio do Programa Joinville Mais Bonita, a ideia ganhou vida, transformando o local em uma área de descanso e lazer para pessoas que aguardam os familiares durante o atendimento, para as crianças brincarem e, ainda, para a população que circula pelo entorno e que pode fazer uma parada para sentar e descansar.

Como adotar um espaço

Empresas, entidades e órgãos de classe podem participar do Programa Joinville Mais Bonita, adotando espaços em oito modalidades: com responsabilidade total, com responsabilidade pela manutenção, por patrocínio de equipamentos e instalação, por patrocínio de melhorias, patrocínio de equipamentos, patrocínio de materiais para melhorias, adoção Simplificada e através de fornecimento de mão de obra. Mais informações sobre como aderir ao programa estão disponíveis no site da Prefeitura de Joinville.