Programa Escola de Pais encerra o ano com mais de 1,4 mil famílias impactadas em 108 Escolas e CEIs municipais

Publicada em 28/11/2023 às 16:33
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Pais de alunos da Rede Municipal de Ensino e gestores de Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) se reuniram para o encerramento do primeiro ano do programa Escola de Pais, criado pela Secretaria de Educação. O evento ocorreu na noite de segunda-feira (27), no auditório da Unisociesc.

O prefeito Adriano Silva e a primeira-dama Bianca Mazon Silva foram uma das famílias presentes no encerramento. Eles subiram ao palco para agradecer ao público e ainda fizeram um relato pessoal sobre a criação dos filhos, ressaltando a importância de um programa como a Escola de Pais.

“Ser pai e mãe é uma aventura todos os dias, andar em um caminho desconhecido, aprender com a própria jornada, trocar experiências e ideias com o companheiro ou companheira”, comentou o prefeito. “Por isso, quero agradecer aos pais e mães por se dedicarem diariamente e por terem a humildade de escolher participar da Escola de Pais”, complementou.

O programa foi idealizado pela Secretaria de Educação e começou a ser realizado nas unidades escolares no segundo semestre com o objetivo de compartilhar orientações sobre práticas parentais positivas junto às famílias.

“A ideia é fazermos reflexões, abrirmos oportunidades de trocas e conexões entre as famílias. É darmos possibilidade de pais e mães terem ajuda de alguém para encarar os desafios, seja com ideias, conselhos, conversas ou apenas um ombro amigo”, detalha o secretário de Educação, Diego Calegari.

Palestra transmitida para unidades escolares

Durante o evento de encerramento, os pais e responsáveis acompanharam uma palestra com o professor Dr. Julio Furtado com o tema “Criar filhos, cuidar mais do que proteger”. O palestrante é doutor em Ciências da Educação e atua na área há mais de 40 anos, com diversas publicações sobre a temática.

Além do público presente na Unisociesc, pais e responsáveis também puderam acompanhar a palestra ao vivo pela internet. Várias Escolas e CEIs ainda reuniram as famílias nas unidades escolares para assistirem juntos ao encerramento do programa.

Programa alcançou mais de 100 unidades escolares

A Escola de Pais ocorre por meio de cinco encontros quinzenais, nas unidades escolares, onde são promovidas as orientações sobre práticas parentais, por meio do acolhimento dos pais, mães e responsáveis pelas crianças.

Desde a criação, no início do segundo semestre de 2023, o programa foi realizado em 108 Escolas e CEIs da Rede Municipal de Ensino. Os encontros foram liderados pelas equipes das unidades, que passaram por formação com a Secretaria de Educação.

Ao todo, 1.406 pais, mães e responsáveis concluíram a formação da Escola de Pais neste ano, impactando indiretamente mais de 1,7 mil alunos. Em 2024, o programa terá continuidade na Rede Municipal de Ensino e os interessados podem buscar informações diretamente com a gestão da unidade escolar.