Programa de tratamento de AVC de Joinville é destaque em revista internacional

Publicada em 21/12/2022 às 18:29
Relacionado a: Hospital Municipal São José - HMSJ

A história e os avanços alcançados pelo programa Joinvasc foram publicados em um artigo na revista americana NEJM Catalyst Innovations in Care Delivery, apontada como a maior publicação científica sobre inovações nos cuidados à saúde.

O programa populacional de manejo do acidente vascular cerebral (AVC) de Joinville é considerado um modelo internacional de cuidado em saúde baseado em valor, já que entrega melhores resultados para a população e promove a correta aplicação de recursos ao longo do ciclo completo de cuidado ao AVC. O programa é sediado no Hospital São José, em Joinville.

O artigo demonstra a evolução do programa baseado em um modelo com três pilares: coleta de dados populacionais, uma unidade de AVC multiprofissional e parceria com pacientes por meio de uma associação.

A publicação gerou manifestações de especialistas internacionais. “Estamos muito impressionados com esse trabalho. Países com muito mais recursos deveriam se sentir enciumados com o que vocês têm feito. Obrigado pelo trabalho e por compartilhar conosco”, escreveu Tom Lee, editor da revista.

“Parabéns sinceros por este excelente artigo e pelo trabalho verdadeiramente fantástico que a equipe do Joinvasc faz para melhorar os resultados dos pacientes com AVC.” escreveu Anant Jani, da Universidade de Oxford, do Reino Unido.

Além do artigo, uma matéria do programa está na capa do site da revista com o seguinte título: “Joinvasc, organizando o ciclo completo de tratamento do AVC com cobertura universal”.

As doenças cerebrovasculares são a segunda causa de morte e invalidez no mundo, afetando cerca de 1 a cada 4 pessoas. A matéria destaca que pacientes com AVC em países em desenvolvimento enfrentam muitos problemas no cuidado e na falta de acesso aos tratamentos. No programa Joinvasc, a gestão baseada em dados populacionais permite melhorias na linha de cuidado ao AVC, até o pós tratamento hospitalar, beneficiando toda a população de Joinville e região.

A publicação aborda a história do Joinvasc, que começou no HMSJ com o levantamento de dados clínicos em 1995, seguido da criação da primeira unidade de AVC multidisciplinar do Brasil, em 1997. Durante essa trajetória, centenas de profissionais da saúde, gestores, pacientes e parcerias com a comunidade, setor privado e com universidades da região contribuíram para o desenvolvimento do programa.

A revista ainda traz números de Joinville. Com o Joinvasc, houve uma redução de 37% na incidência de AVCs, redução de 59% na mortalidade por AVC e um aumento de 86% na melhora do resultado funcional dos pacientes com AVC grave em pacientes atendidos no Hospital São José.

“O comprometimento pela causa e por melhorar continuamente as condições de atenção ao paciente com AVC tem gerado mais qualidade de vida para a população e sustentabilidade para o sistema de saúde. É um grande orgulho para o time Joinvasc contribuir na luta pelos resultados de saúde que realmente fazem sentido para as pessoas”, afirma o neurologista Pedro Magalhães, da equipe do Joinvasc.

Outro destaque dado pela publicação americana é o trabalho de acompanhamento por até cinco anos após o AVC. Esse acompanhamento é realizado por uma equipe especializada no monitoramento do estado de saúde, controle dos fatores de risco, reabilitação e qualidade de vida do paciente. O artigo pode ser acessado no site da revista, pelo link bit.ly/ArtigoJoinvasc.

Joinvasc é referência em tratamento de AVC

Além da publicação no NEJM Catalyst, a experiência do programa Joinvasc foi replicada em capacitações e implementações em mais de 20 centros de AVC na América Latina. Também serviu de modelo para o Ministério da Saúde definir as políticas nacionais sobre AVC e participou da criação do programa de certificação de centros de AVC da Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization – WSO). Em 2021, o Joinvasc foi eleito o melhor programa mundial de Valor em Saúde e recebeu a certificação máxima, de centro avançado de AVC, conferido pela WSO.

Compartilhe

Skip to content