Profissionais de enfermagem realizam serviços essenciais na Rede Municipal de Saúde de Joinville

Publicada em 12/05/2023 às 17:35
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Nesta sexta-feira (12/5), encerra a programação especial da Semana de Enfermagem de Joinville, que teve como objetivo criar uma reflexão sobre o papel do profissional de enfermagem, que é fundamental para o cuidado com a saúde dos joinvilenses.

A consulta de enfermagem é um desses serviços prestados pelos profissionais. Ela é composta por histórico de enfermagem que compreende a entrevista, exame físico, diagnóstico de enfermagem, prescrição e implementação da assistência e evolução de enfermagem.

Esse atendimento identifica situações de saúde e prescreve medidas que contribuirão para promoção, prevenção, proteção da saúde e recuperação das pessoas, famílias e comunidade. A prescrição de medicamentos e exames pelos enfermeiros deve sempre estar prevista nos protocolos das instituições ou do Conselho de Enfermagem.

“A prescrição de cuidados é inerente à consulta de enfermagem, já a prescrição de medicamentos ou exames realizada por um enfermeiro deve estar descrita em programas de saúde pública utilizados pela instituição”, explica Vanessa Cardoso Pacheco, gerente de Enfermagem e Gestão Assistencial da Secretaria da Saúde.

As atividades dos enfermeiros e técnicos são regulamentadas pela Lei 7.498. Em Joinville, a Secretaria da Saúde aderiu os protocolos do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) para as unidades de saúde.

“Os Protocolos do Coren permitem que a consulta do enfermeiro, que já era realizada antes no município, em procedimentos como pré-natal e puericultura, em protocolos próprios, seja ampliada. Como o Coren é nosso conselho regional e norteia nossa assistência à saúde, isso garante mais segurança para a ampliação da prática da consulta de enfermagem”, detalha a gerente.

Técnico em enfermagem

O técnico em enfermagem realiza procedimentos como vacinação, curativos, administração de medicamentos e teste do pezinho, sempre sob a supervisão de um enfermeiro. O técnico também detecta sinais e sintomas como pacientes que apresentam alteração dos sinais vitais e realiza visita domiciliar de pacientes nos bairros. Todos esses procedimentos podem ser feitos também pelos enfermeiros.

A Semana de Enfermagem de Joinville é realizada no mês em que comemora-se, no dia 12 de maio, o Dia do Enfermeiro e, em 20 de maio, o Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem.