Professores de Joinville passam por formação antes da volta às aulas

Publicada em 03/02/2023 às 18:14
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Os professores da Rede Municipal de Ensino de Joinville passaram por três dias de atividades de formação desde quarta-feira (1º/2), quando voltaram do recesso escolar. O objetivo do programa Forma+Ação, realizado pela Secretaria de Educação, é aprimorar as metodologias e ampliar o conhecimento dos profissionais para que todos possam aplicar práticas pedagógicas de excelência com os alunos na escola.

Durante o período de formação, os professores se reuniram em polos espalhados pela cidade, divididos por componente curricular, como português, matemática e ciências, além de participarem de atividades voltadas para alfabetização e educação infantil. O calendário escolar ainda prevê mais dois encontros para formação ao longo do ano, em abril e agosto.

“Essa política voltada ao desenvolvimento profissional dos professores visa garantir a aprendizagem de todos os alunos da rede. A ação é de extrema importância para a constituição identitária do professor, pois é nesse movimento que o docente fortalece a aprendizagem entre os pares e aprende o exercício da profissão” explica Cleberson Mendes, diretor de Formação e Inovação da Secretaria de Educação.

O Forma+Ação fornece estudos teóricos e atividades práticas para que os profissionais possam aplicar em sala de aula a partir de segunda-feira (6/2), quando os alunos voltam às aulas. As formações também contam com especialistas de referência nacional e internacional para discutir a educação. Na quinta-feira (2/1), por exemplo, todos os profissionais da Rede Municipal acompanharam uma palestra com o filósofo francês, professor e doutor em Educação Bernard Charlot.

Há dois anos, a Secretaria de Educação trabalha na formação continuada dos professores e outros profissionais, como supervisores, orientadores e diretores. Entre os programas, destacam-se o Mathema e Porthema, para professores de matemática e língua portuguesa; e o Programa de Formação de Lideranças Educacionais para diretores escolares.

Compartilhe

Skip to content