Professores da Rede Municipal de Joinville recebem capacitação em robótica

Publicada em 29/11/2021 às 16:31
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Cerca de 30 professores da Rede Municipal de Ensino de Joinville estão recebendo capacitação em robótica, em uma parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A formação tem cinco semanas de duração e as aulas terminam no início de dezembro. Neste período, os educadores aprendem sobre eletrônica básica, programação para Arduino e robótica móvel.

As aulas estão sendo oferecidas aos professores integradores de mídia, profissionais que atuam nas salas makers (os antigos laboratórios de informática) com a responsabilidade de trabalhar a aprendizagem interdisciplinar e o protagonismo dos alunos diante dos conteúdos estudados por meio da tecnologia e da cultura maker. A capacitação em robótica educacional é mais uma formação oferecida a estes educadores pela Secretaria de Educação neste ano, como forma de garantir a eles o conhecimento e as ferramentas para diferentes abordagens e métodos de ensino.

“Quando um professor de matemática ou ciências, ou ainda dos anos iniciais, utiliza os materiais de robótica nas escolas, ele trabalha com o currículo e seus objetivos de aprendizagem enquanto o integrador vem com o conhecimento das habilidades e competências tecnológicas que o estudante precisa desenvolver. Os dois trabalham em parceria, mas, para isso, o professor integrador precisa adquirir o máximo de conhecimento em tecnologia e estar sempre se atualizando”, explica a coordenadora de mídias e tecnologia da Secretaria de Educação, Áurea Vieira.

A capacitação é oferecida pelo Grupo Estudantil de Robótica Móvel (Germ), que faz parte do programa de extensão Robótica para a Inclusão Social (Riso), coordenados pelos professores Douglas Bertol e André Leal, do Departamento de Engenharia Elétrica da Udesc. São cinco semanas de aulas, totalizando 32 horas, com aulas nas terças e sextas-feiras, das 15h20 às 17h, pela plataforma Google Workspace for Education.