Professores da Rede Municipal de Joinville participam do Encontro de Desenvolvimento Profissional

Publicada em 23/06/2022 às 14:11
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Nesta quarta-feira, 22/06, cerca de 2 mil professores e supervisores da Rede Municipal de Ensino de Joinville participaram do Encontro de Desenvolvimento Profissional da Secretaria de Educação de Joinville. Ele faz parte do Programa de Formação Continuada dos educadores e tem como objetivo reunir profissionais da educação com seus pares para que possam estudar juntos e trocar experiências sobre os temas relacionados às práticas pedagógicas e aos componentes curriculares.

As formações ocorreram durante todo o dia, com encontros em escolas, no Centro de Formação de Professores, e em duas instituições de Ensino Superior. As oficinas e palestras foram elaboradas pelas equipes de professores formadores da Secretaria de Educação e por instituições parceiras, como o Mathema, o Instituto Federal Catarinense (IFC), a Universidade da Região de Joinville (Univille) e a Faculdade Guilherme Guimbala (ACE).

“Vivemos três desafios: a formação contínua dos professores, que é essencial; a implantação do novo currículo, pautado pela atualização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); e os impactos na aprendizagem causados pela pandemia com as aulas à distância e em formato híbrido entre 2020 e 2021. Por isso, este momento é tão importante, para que os professores possam continuar aperfeiçoando e exercitando práticas e saberes e, com isso, avançarem na missão de oferecer um ensino de excelência”, explica a coordenadora de formação da Secretaria de Educação, Áurea Vieira.

Desde o retorno ao ensino presencial, no ano passado, a Secretaria de Educação trabalha na retomada da formação continuada dos professores e outros profissionais, como supervisores, orientadores e diretores. Entre os programas destacam-se o Mathema e Porthema, para professores de matemática e língua portuguesa; e o Programa de Formação de Lideranças Educacionais do Centro Lemann, para os diretores escolares.

Compartilhe