Procon Joinville divulga pesquisas da cesta básica e do churrasco de agosto

Publicada em 09/08/2021 às 11:37
Relacionado a: Unidade de Cidadania, Trabalho e dos Direitos do Consumidor - SEGOV.PROCON

A pesquisa de preços da cesta básica de agosto em Joinville já está disponível para consulta. O levantamento foi feito em nove mercados em diferentes bairros da cidade. Houve um aumento de preço da cesta básica de 4,05% em relação a julho passado. O valor médio atualmente é de R$ 253,45.

De acordo com a pesquisa da cesta básica, o menor preço foi de R$ 190,45. Esse valor é calculado considerando os produtos mais baratos em todos os mercados pesquisados.

O quilo da batata lavada teve o maior aumento de preço, 55,58% mais caro do que o mês passado. O preço do quilo do presunto cozido subiu 28,02%. A banana caturra também teve uma das maiores altas, com 24,19%.

“Nós observamos que todos os meses está acontecendo um aumento gradativo. A pesquisa vem como uma ferramenta importante pra auxiliar o consumidor a economizar”, disse a gerente do Procon Joinville, Cristiane Berger.

Preço dos produtos do churrasco

Os produtos do churrasco também foram pesquisados. Todos os meses, os técnicos do Procon de Joinville registram preços de diferentes carnes bovinas, suínas e de frango, além de carvão e outros produtos.

A maior diferença de preço foi encontrada no quilo do sal grosso, com variação de 139%. Em seguida, a maior diferença entre um mercado e outro foi registrada no quilo do meio da asa, com 128% de variação.