Procon divulga pesquisas de preços da cesta básica e itens de churrasco

Publicada em 06/12/2023 às 17:48
Relacionado a: Unidade de Cidadania, Trabalho e dos Direitos do Consumidor - SEGOV.PROCON

O Procon de Joinville divulgou novas pesquisas de preços dos produtos da cesta básica e de itens para churrasco. Os levantamentos foram realizados nos dias 4 e 5 de dezembro.

A pesquisa da cesta básica foi feita em 14 supermercados de Joinville. O valor médio teve um aumento de 2,07% em relação a novembro. O preço médio atual da cesta básica em Joinville é de R$ 296,13. No mês passado era R$ 290,13.

O Procon pesquisa mais de 40 produtos de alimentação, frios, horta, pomar e granja, higiene pessoal e limpeza doméstica. Os preços divulgados são sempre com o menor valor em cada supermercado, não considerando a marca do produto. Hoje, em Joinville, o menor valor da cesta básica é de R$ 188.

Os produtos com maiores aumentos de preço, em relação ao mês passado, foram a salsicha (25,8%), a laranja pera (19,9%) e banana caturra (12,2%). Os produtos que tiveram as maiores reduções de preço foram farinha de trigo (-9,2%), creme dental (-6,5%) e desinfetante (-6,3%).

Produtos para churrasco

O Procon de Joinville realizou o levantamento em 12 estabelecimentos para itens de churrasco como diferentes cortes de carnes bovina, suína, de frango, além de carvão, sal grosso, linguiça, entre outros.

De acordo com a pesquisa mais recente, os produtos que tiveram maiores altas em relação ao mês passado foram filé mignon (12,94%), coxinha da asa (11,68%) e joelho (11,40%).

Já os itens que tiveram as maiores reduções de preço foram sal grosso (-14,65%), linguiça de frango (-14,63%) e linguiça toscana (-11,85%). Os produtos que apresentaram maiores diferenças de preço, entre os estabelecimentos consultados, foram sobrecoxa (189,99%) e peito (140,38%).

A pesquisa de preços da cesta básica pode ser conferida aqui e a do churrasco neste link.