Procon divulga pesquisas de preços da cesta básica e do churrasco para o mês de maio

Publicada em 05/05/2022 às 17:30
Relacionado a: Unidade de Cidadania, Trabalho e dos Direitos do Consumidor - SEGOV.PROCON

O Procon de Joinville divulgou novas pesquisas de preços dos produtos da cesta básica e também a de carnes para churrasco.

Houve um aumento de 0,92% no preço médio da cesta básica em Joinville, em comparação com o último levantamento feito em abril. O menor preço atual é de R$ 207,57. O valor médio da cesta em maio é de R$ 293,85.

Foram pesquisados mais de 40 produtos de alimentação, frios, horta, pomar e granja, higiene pessoal e limpeza doméstica, em nove redes de supermercados de Joinville, entre os dias 2 e 4 de maio.

O produto com maior diferença de preço foi o quilo da cebola, que apresentou uma variação de 75,48% entre um local e outro. O quilo do alho também pode ser encontrado com 35,96% de variação entre o local mais barato e o mais caro.

Teve produto com redução de preço, o que mais diminuiu foi o quilo da cenoura, com queda de 22,83%. O valor do vinagre de 900 ml também reduziu em 17,38%. Na pesquisa, o consumidor pode conferir cada item da cesta básica, marca e o preço praticado nos mercados pesquisados.

Produtos para churrasco

O Procon de Joinville pesquisa também produtos e carnes para churrasco. Os técnicos levantam o preço de diferentes cortes de carnes bovina, suína, de frango, além de carvão, sal grosso, linguiça, entre outros itens.

Em maio, o produto com maior aumento de preços foi o quilo da picanha suína, agora 25,87% mais caro. Em seguida, o quilo do pescoço aumentou em 9,02%. Alguns produtos tiveram redução de preço, como o quilo da costela com pele, com queda de 11,34%. O quilo da panceta também ficou 10,87% mais barato.

O quilo da picanha suína foi o produto encontrado com a maior diferença de preço entre os estabelecimentos pesquisados. A diferença chegou a 200% entre um local e outro.

A pesquisa de preços da cesta básica está disponível no link e a do churrasco nesse link.