Procon divulga pesquisas de preços da cesta básica e do churrasco

Publicada em 06/06/2022 às 09:14
Relacionado a: Unidade de Cidadania, Trabalho e dos Direitos do Consumidor - SEGOV.PROCON

O Procon de Joinville divulgou novas pesquisas de preços dos produtos da cesta básica e também a de carnes para churrasco. As pesquisas foram realizadas de 1º a 3 de junho, em dez redes de supermercados de Joinville. Houve um aumento de 2,09% no preço médio da cesta básica que ficou em R$ 299,98 em junho. O preço médio do mês anterior era de R$ 293,85.

Na pesquisa da cesta básica, foram levantados mais de 40 produtos de alimentação, frios, horta, pomar e granja, higiene pessoal e limpeza doméstica. Em Joinville, a cesta básica com o menor valor foi encontrada a R$ 214,94. Esse preço simula a compra dos produtos mais baratos em todos os estabelecimentos, sem levar em conta as marcas.

O extrato de tomate foi o que mais aumentou e está 35,97% mais caro. Em segundo lugar ficou o quilo da batata lavada que subiu em 19,78%.

Mas teve produto com redução de preço. É o caso do quilo da cenoura, com redução de 42,90%. Na pesquisa, o consumidor pode conferir cada item da cesta básica e o preço praticado nos mercados pesquisados.

Produtos para churrasco

O Procon de Joinville pesquisa também produtos e carnes para churrasco. Os técnicos levantam o preço de diferentes cortes de carnes bovina, suína, de frango, além de carvão, sal grosso, linguiça, entre outros itens.

Em junho, o produto com maior aumento de preços foi o quilo do sal grosso, agora 87,79% mais caro. Em seguida, o quilo linguiça de pernil com 25,45% de aumento. Alguns produtos tiveram redução de preço, como o quilo da picanha suína com queda de 15,05%. O quilo da copa-lombo também ficou mais barato, 12,30% mais em conta.

O quilo do sal grosso foi o produto encontrado com a maior diferença de preço entre os estabelecimentos pesquisados. A diferença chegou a 978% entre um local e outro. O quilo do filé mignon teve uma variação de 133%.

As pesquisas de preços da cesta básica e do churrasco estão disponíveis no site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/PesquisaCestaBásicaJlle2022) e (bit.ly/PesquisaChurrascoJlle2022).