Procon de Joinville realiza ações durante a Semana do Consumidor

Publicada em 12/03/2024 às 14:14
Relacionado a: Unidade de Cidadania, Trabalho e dos Direitos do Consumidor - SEGOV.PROCON

O Procon de Joinville participa dos eventos da Semana do Consumidor, que ocorrem nesta terça e quarta-feira (12 e 13/3), no Shopping Mueller, e quinta e sexta-feira (14 e 15/3), no Shopping Garten, entre 10h e 12h e das 14h às 16h. A ação é alusiva ao Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março.

“Temos um espaço para atender o público para esclarecimentos sobre o Código de Defesa do Consumidor, tirar dúvidas e orientações sobre diversos assuntos, em especial como se prevenir de golpes”, explica a gerente do Procon, Cristiane Berger.

Orientações que devem ser observadas

Em relação ao comércio virtual, o Procon recomenda que o consumidor faça uma pesquisa de preços do produto que deseja comprar. Quando escolher a loja, o ideal é digitar diretamente o endereço do site na barra do navegador. O consumidor deve ter cuidado com links enviados por e-mails, SMS ou aplicativos de mensagens.

Sempre desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto. Outra recomendação é dar preferência para o uso de cartão virtual nas compras online.

E se for pagar com PIX, só faça o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Quando o vendedor fornecer o código QR Code, confira atentamente todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro. Isso também vale para pagamentos com boletos.

O Procon está localizado no Centro de Atendimento ao Cidadão, na rua Dr. João Colin, 2719. Funciona das 8 às 18 horas, com distribuição de senhas para atendimento até as 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos. Os telefones para contato são (47) 3481-5100 e (47) 98815-3195 (WhatsApp).