Procon de Joinville orienta sobre descontos indevidos de beneficiários do INSS e tentativas de golpe

Publicada em 12/05/2025 às 19:00
Relacionado a: Unidade de Cidadania, Trabalho e dos Direitos do Consumidor - SEGOV.PROCON

O Procon de Joinville tem recebido aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para orientar sobre os descontos não autorizados de mensalidades associativas.

Aqui em Joinville, o Procon registrou, de janeiro deste ano até agora, 1.025 casos de aberturas de processos com reclamações relacionadas à tentativa de golpe envolvendo o INSS. Nos últimos 12 meses, foram 2.430 casos abertos pelo Procon Joinville.

“Está havendo um aumento de procura. Muitos idosos estão vindo ao Procon para saber como fazer a consulta para saber se existe desconto indevido no seu benefício ou não. Além dos casos abertos, a equipe também trabalha para orientar e explicar como se prevenir de novos golpes”, afirma a gerente do Procon de Joinville, Cristiane Berger.

A orientação do Procon Joinville é ficar atento aos extratos do seu benefício ou aposentadoria. “É preciso atenção também com os extratos bancários onde o beneficiário recebe os valores, para se certificar que não está havendo cobranças indevidas. A conferência desses extratos mensalmente é fundamental”, explica a gerente.

O Procon Joinville orienta como se prevenir e não cair em novos golpes. “Para não correr o risco de cair em golpes nunca confirme dados sensíveis, como CPF, telefone, endereço, nome da mãe. Também nunca forneça fotos selfie para sites estranhos ou para contatos de WhatsApp. Se receber ligações suspeitas desligue imediatamente o telefone e bloqueie números desconhecidos”, orienta Cristiane.

Os aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos associativos em seus contracheques começarão a ser notificados a partir da próxima quarta-feira (13), por meio do aplicativo Meu INSS.

É importante reforçar que o contato com os beneficiários do INSS será feito exclusivamente via notificação por meio do Meu INSS. Não haverá contato por telefone, por ligação, por envio de mensagem SMS para celular, mensagem via Whatsapp ou envio de links. O beneficiário não deve assinar nada e também não é necessário ir até uma agência do INSS.

Em caso de dúvidas, os cidadãos podem ligar na central de teleatendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Como os descontos foram suspensos, os segurados não precisam solicitar o cancelamento.

O Procon de Joinville fica na rua Dr. João Colin, 2719. O horário de atendimento é das 8h às 18h, com distribuição de senha até 17h.

Compartilhe

Skip to content