Procon de Joinville divulga pesquisas de preços da cesta básica e produtos para churrasco

Publicada em 04/01/2023 às 10:08
Relacionado a: Unidade de Cidadania, Trabalho e dos Direitos do Consumidor - SEGOV.PROCON

O Procon de Joinville divulgou as primeiras pesquisas de 2023, com preços dos produtos da cesta básica e também a de itens para churrasco. Os levantamentos foram realizadas nos dias 2 e 3 de janeiro.

Para realizar a pesquisa da cesta básica, os fiscais visitaram 14 supermercados de Joinville, em diferentes regiões. Foram levantados valores de 40 produtos de alimentação, frios, horta, pomar e granja, higiene pessoal e limpeza doméstica. O Procon coloca na lista os preços com o menor valor em cada supermercado, sem considerar a marca do produto.

O preço médio da cesta básica em Joinville caiu 1,82% em relação a dezembro. Hoje, o preço médio é de R$ 301,05, mas é possível encontrar a cesta pelo menor valor levantado, de R$ 207,43.

Os produtos com maior aumento de preço em relação ao mês passado foram o quilo da maça nacional (24,06%), o absorvente (19,49%) e o quilo do tomate (15,29%). Alguns produtos tiveram redução de preço como desinfetante (-21,45%), o quilo da banana-caturra (-19,42%) e o quilo da cebola (-16,01%).

Produtos para churrasco

O Procon de Joinville divulgou também a pesquisa com produtos e carnes para churrasco, realizada em 12 supermercados da cidade. Foram levantados preços de diferentes cortes de carnes bovina, suína, de frango, além de carvão, sal grosso, linguiça, entre outros itens.

Os produtos que tiveram maior alta em relação ao mês passado foram o quilo do peito/granito (19,28%), o quilo da ponta de agulha (15,95%) e o quilo da bisteca suína (12,95%).

Já os itens que tiveram a maior redução de preço foram o quilo da paleta suína (-11,78%), linguiça de frango (-10,61%) e coxa (-9,95%).

Entre os estabelecimentos consultados, os produtos que apresentaram maior diferença de preços foram o quilo da bisteca suína (243% de variação entre o menor e o maior valor pesquisado), o quilo do peito/granito (183%) e o quilo do peito (167%).

As pesquisas podem ser consultadas no site da Prefeitura de Joinville pelos links bit.ly/CestaBasica2023 ou bit.ly/ItensChurrasco2023.