Procon de Joinville divulga pesquisas de preços da cesta básica e do churrasco

Publicada em 04/10/2023 às 15:22
Relacionado a: Unidade de Cidadania, Trabalho e dos Direitos do Consumidor - SEGOV.PROCON

O Procon de Joinville divulgou novas pesquisas de preços dos produtos da cesta básica e de itens para churrasco.

As pesquisas foram realizadas nos dias 2 e 3 de outubro, em 14 supermercados de Joinville para o levantamento da cesta básica e em 12 estabelecimentos para os produtos de churrasco. O valor médio da cesta básica teve uma queda de 3,45% em relação ao mês de setembro. O preço médio atual em Joinville é de R$ 296,03.

O Procon pesquisa mais de 40 produtos de alimentação, frios, horta, pomar e granja, higiene pessoal e limpeza doméstica. Os preços divulgados são sempre com o menor valor em cada supermercado, não considerando a marca do produto. Hoje, em Joinville, o menor valor da cesta básica é de R$ 212,65.

Os produtos com maior aumento de preço, em relação ao mês passado, foram o achocolatado (10%), o papel higiênico folha dupla (9,4%) e o presunto cozido (5,3%). Alguns produtos tiveram redução de preço como o sabonete (-27,2%), ovos vermelhos (-10%) e o sabão em pó (-9,9%).

Produtos para churrasco

O Procon de Joinville pesquisa também todos os meses produtos e carnes para churrasco. Foram levantados preços de diferentes cortes de carnes bovina, suína, de frango, além de carvão, sal grosso, linguiça, entre outros itens.

De acordo com a pesquisa mais recente, os produtos que tiveram maior alta em relação ao mês passado foram o quilo do peito (20,12%), o quilo do meio da asa (14,61%) e o quilo da linguiça toscana (8,92%).

Já os itens que ficaram mais baratos neste mês foram o quilo da picanha (-12,91%%), o sal grosso (-8,70%) e o quilo do patinho (-5,30%).

Entre os estabelecimentos consultados, os produtos que apresentaram maior diferença de preços foram o sal grosso (302,08%), o quilo da linguiça de frango (234,34%) e o quilo do peito/granito (214,74%).

A pesquisa de preços da cesta básica pode ser conferida aqui e a do churrasco no link.