Procon de Joinville divulga pesquisas de preços da cesta básica e do churrasco

Publicada em 02/12/2022 às 15:02
Relacionado a: Unidade de Cidadania, Trabalho e dos Direitos do Consumidor - SEGOV.PROCON

O Procon de Joinville divulgou novas pesquisas de preços dos produtos da cesta básica e também a de itens para churrasco.

As pesquisas foram realizadas no dia 1º de dezembro, em 14 supermercados de Joinville para o levantamento da cesta básica e em 11 estabelecimentos para os produtos de churrasco.

O valor médio da cesta básica teve uma queda de 1,22% em relação ao mês passado. O preço médio atual em Joinville é de R$ 302,89.

O Procon pesquisa mais de 40 produtos de alimentação, frios, horta, pomar e granja, higiene pessoal e limpeza doméstica. Os preços divulgados são sempre com o menor valor em cada supermercado, não considerando a marca do produto. Hoje, em Joinville, o menor valor da cesta básica é de R$ 202,07.

Os produtos com maior aumento de preço, em relação ao mês passado, foram o quilo da cebola (24,16%), o shampoo (11,40%) e o extrato de tomate (10,55%). Alguns produtos tiveram redução de preço como o quilo da batata lavada (-23,68%), o quilo da banana caturra (-15,61%) e o quilo da cenoura (-12,52%).

Produtos para churrasco

O Procon de Joinville pesquisa também todos os meses produtos e carnes para churrasco. Foram levantados preços de diferentes cortes de carnes bovina, suína, de frango, além de carvão, sal grosso, linguiça, entre outros itens.

De acordo com a última pesquisa, os produtos que tiveram maior alta em relação ao mês passado foram o quilo da paleta suína (23,03%), o carvão vegetal de 2,5 kg (18,25%) e o frango inteiro congelado (10,24%).

Já os itens que ficaram mais baratos neste mês foram o quilo do peito de frango (-14,78%), o quilo da linguiça de pernil (-11,00%) e o quilo da coxa (-8,47%).

Entre os estabelecimentos consultados, os produtos que apresentaram maior diferença de preços foram o quilo do peito de frango (210%), o quilo do fígado (200%) e o quilo do coração (172%).

As pesquisas de preços da cesta básica está disponível no link e a do churrasco neste link.