Procon de Joinville divulga pesquisas de preços da cesta básica e do churrasco

Publicada em 06/10/2022 às 17:36
Relacionado a: Unidade de Cidadania, Trabalho e dos Direitos do Consumidor - SEGOV.PROCON

O Procon de Joinville divulgou novas pesquisas de preços dos produtos da cesta básica e também a de carnes para churrasco. As pesquisas foram realizadas nos dias 3 e 4 de outubro, em 12 supermercados de Joinville.

A da cesta básica teve uma queda de 3,06% em relação ao mês passado, no valor médio. O preço médio atual em Joinville é de R$ 296,39. No mês passado, a cesta com 40 produtos estava, em média, R$ 305,75. Atualmente, a cesta pode ser encontrada, pelo menor preço, por R$ 204,13. São produtos de alimentação, frios, horta, pomar e granja, higiene pessoal e limpeza doméstica. Os fiscais do Procon consideram o menor valor, independentemente da marca.

Os produtos com maior aumento de preço, em relação ao mês passado, foram a batata lavada (44,58%), o tomate (29,29%) e a banana caturra (13,70%). Alguns produtos tiveram redução de preço como o desinfetante (-22,24%), o sabão em pó (-13,18%) e o leite longa vida (-11,24%).

Produtos para churrasco

O Procon de Joinville pesquisa também produtos e carnes para churrasco. Foram levantados preços de diferentes cortes de carnes bovina, suína, de frango, além de carvão, sal grosso, linguiça, entre outros itens.

De acordo com a pesquisa, os produtos que sofreram maior alta em relação à anterior estão o quilo da coxa (27,57%), o quilo do alcatra (14,47%) e o quilo do filé mignon (12,41%).

Já os itens que ficaram mais baratos neste mês foram o quilo do lombo (-11,51%), o quilo da paleta suína (-9,99%) e o quilo do coração (-8,99%).

Entre os estabelecimentos consultados, os produtos que apresentaram maior diferença de preços foram o quilo da carne moída de primeira (243%), o quilo do sal grosso (178%) e o carvão vegetal de 3 kg (134%).

A pesquisa de preço da cesta básica pode ser consultada no link e a do churrasco neste link.