Procon de Joinville divulga pesquisas de preços da cesta básica e churrasco

Publicada em 03/03/2023 às 18:23
Relacionado a: Unidade de Cidadania, Trabalho e dos Direitos do Consumidor - SEGOV.PROCON

O Procon de Joinville divulgou as pesquisas de preços dos produtos da cesta básica e também a de itens para churrasco. O preço médio da cesta básica em Joinville teve uma redução de 2,57% em relação a fevereiro, quando o preço médio era de R$ 309,97. Hoje, o preço médio é de R$ 302. No levantamento atual, o menor valor encontrado para a cesta básica é de R$ 201,22. O menor preço simula a compra da cesta básica considerando os produtos mais baratos entre todos os estabelecimentos visitados.

Os produtos com maior aumento de preço em relação ao mês passado foram a cenoura (46,73%), a caixa com 12 ovos (27,76%) e a laranja pera (11,60%). Os produtos que tiveram a maior redução de preços foram a maçã nacional (-17,86%), a salsicha (-13,14%) e o óleo de soja (-10,68%).

A pesquisa é feita em 14 supermercados de Joinville, em diferentes regiões. Foram analisados os valores de 40 produtos de alimentação, frios, horta, pomar e granja, higiene pessoal e limpeza doméstica.

Churrasco

O Procon de Joinville divulgou também a pesquisa de preços com produtos e carnes para churrasco, realizada em 12 estabelecimentos da cidade. Foram levantados preços de diferentes cortes de carnes bovina, suína, de frango, além de carvão, sal grosso, linguiça, entre outros itens.

Os produtos que tiveram maior alta em relação ao mês passado foram o patinho (6,70%), a barriga/panceta (4,99%) e a costela (4,44%). Os itens que tiveram a maior redução de preços foram sobrecoxa (-13,63%), o filé mignon (-12,38%) e o peito/granito (-10,83%).
A diferença de preços entre os mercados pode chegar a 210,68% no caso do quilo da coxa e de 204,01% no quilo do filé mignon.

A pesquisas da cesta básica pode ser consultada no link  e de produtos para churrasco aqui.