Procon de Joinville divulga pesquisa extra de preços de combustíveis

Publicada em 30/06/2022 às 18:15
Relacionado a: Unidade de Cidadania, Trabalho e dos Direitos do Consumidor - SEGOV.PROCON

O Procon de Joinville divulgou nesta quinta-feira (30/6) uma pesquisa extra de preços dos combustíveis. O levantamento apontou que houve redução de 6,39% no litro do preço médio da gasolina comum, em relação a última pesquisa de 14 de junho. O preço médio da gasolina aditiva também teve queda (- 6,15%), mas o litro do diesel aumentou em 10,60%, em comparação ao levantamento anterior.

A pesquisa extra foi realizada no dia 29 de junho, em 99 postos da cidade. O preço médio do litro da gasolina comum ficou em R$ 6,46 (na pesquisa anterior era R$ 6,90), o menor valor foi encontrado a R$ 6,34 e o maior a R$ 6,69. A economia ao abastecer um tanque com 50 litros pode ser de R$ 17,50, se o consumidor optar pelo menor preço.

Já no caso da gasolina aditivada, a economia pode ser ainda maior. Ao abastecer o tanque de 50 litros, o consumidor pode economizar R$ 41,50. O preço médio é de R$ 6,60 (antes era de R$ 7,04); o menor preço é de R$ 6,36 e o maior R$ 7,19.

Essa é uma pesquisa complementar para auxiliar o consumidor e foi realizada após entrar em vigor as medidas federais para redução de impostos que incidem sobre o combustível. Normalmente, a pesquisa é realizada uma vez por mês.

O preço médio do litro do etanol ficou mais barato em 5,62% em relação ao levantamento anterior. Agora, o preço médio está em R$ 5,80 (antes era R$ 6,15), o preço mais em conta foi encontrado a R$ 5,39 e no valor mais caro o litro chega a R$ 6,39. A economia ao abastecer um tanque de 50 litros, ao optar pelo menor valor, pode ser de R$ 50.

Já o preço médio do litro do diesel aumentou em 10,60%. Na última pesquisa, o preço médio era de R$ 6,83 e agora está em R$ 7,55. O menor preço encontrado em Joinville, o litro sai por R$ 7,19. Já o valor mais caro está em R$ 7,99 o litro.

A lista do Procon está disponível a todos no link. É possível encontrar a relação dos menores preços e também a lista com todos os postos, endereços, bandeiras.