Procon de Joinville divulga pesquisa de preços da cesta básica para o mês de abril

Publicada em 06/04/2023 às 15:47
Relacionado a: Unidade de Cidadania, Trabalho e dos Direitos do Consumidor - SEGOV.PROCON

O Procon de Joinville divulgou nova pesquisa de preços dos produtos da cesta básica. O valor médio da cesta básica teve um aumento de 0,26% em relação a março.

A pesquisa foi realizada em 14 supermercados de Joinville. O preço médio atual da cesta básica no município é de R$ 302,83 e no mês passado era de R$ 302,04. Em abril, o menor preço da cesta encontrado é de R$192,37. O menor preço simula a compra da cesta básica considerando os produtos mais baratos entre todos os estabelecimentos visitados.

A cesta básica pesquisada traz 40 produtos de alimentação, frios, horta, pomar e granja, higiene pessoal e limpeza doméstica. O Procon considera o menor valor, independentemente da marca. Os produtos com maior aumento de preço, em relação a março, foram a banana caturra (22,80%), doce de frutas (16,75%) e tomate (15,77%).

Alguns produtos tiveram redução de preço como maçã nacional (- 24,91%), batata lavada (-15,43%) e desinfetante (-12,40%).

O Procon também realizou a pesquisa de preços de produtos e carnes para churrasco. Todos os levantamentos estão disponíveis no site da Prefeitura de Joinville.