Procon de Joinville divulga pesquisa de preços da cesta básica e itens de churrasco

Publicada em 06/09/2023 às 16:47
Relacionado a: Unidade de Cidadania, Trabalho e dos Direitos do Consumidor - SEGOV.PROCON

O Procon de Joinville divulgou a pesquisa de preços dos produtos da cesta básica e também a de carnes e itens para churrasco. Os levantamentos foram realizados nos dias 4 e 5 de setembro.

O preço médio da cesta básica teve redução de 3,45% em relação ao mês anterior, passando de R$ 306,62 (em agosto) para R$ 296,03 (em setembro). E é possível encontrar a cesta em Joinville por R$ 200,43, o menor valor levantado. A pesquisa simula a compra considerando os produtos mais baratos em todos os estabelecimentos visitados.

São mais de 40 produtos de alimentação (frios, horta, pomar e granja), higiene pessoal e limpeza, pesquisados em 14 estabelecimentos do município.

Apesar da redução no valor total da cesta básica, teve produto com aumento de 50% no preço em relação ao levantamento anterior. É o caso do tomate, que está 55,5% mais caro em setembro. Entre os itens com maior alta aparecem o sabonete (26,1%) e a maçã nacional (18,9%). Já os produtos que ficaram mais baratos, estão o achocolatado (-15,7%), o queijo mussarela (-11,3%) e a cenoura (-8,5%).

Produtos para churrasco

A pesquisa de preços de produtos e carnes para churrasco foi realizada em 12 estabelecimentos, onde foram consultados os valores de 46 itens entre carnes bovina, suína, aves, carvão e outros.

Os produtos com maiores aumentos de preços foram a bisteca suína (9,29%), o carvão vegetal (6,28%) e a costela com pele (6,06%).

Já os itens que ficaram mais baratos neste mês foram o quilo do peito (-13,32%), o quilo da maminha (-11,12%) e o quilo do fígado (-10,41%).

Os produtos que registraram maior diferença de preço entre os locais pesquisados foram o sal grosso (246,53%), o quilo da carne moída de segunda (171,10%) e o quilo da fraldinha (160,08%).

A pesquisa completa da cesta básica está disponível no link  e a do churrasco aqui.