Procon de Joinville divulga pesquisa de preços da cesta básica e itens de churrasco

Publicada em 03/08/2023 às 16:58
Relacionado a: Unidade de Cidadania, Trabalho e dos Direitos do Consumidor - SEGOV.PROCON

O Procon de Joinville divulgou as pesquisas de preços dos produtos da cesta básica e também a de carnes e itens para churrasco. Os levantamentos foram realizados nos dias 1º e 2 de agosto.

O preço médio da cesta básica teve redução de 2,12% em relação ao mês anterior, passando de R$298,85 para R$ 292,50. E o menor valor encontrado da cesta básica este mês é R$ 193,16. Esse valor simula a compra considerando os produtos mais baratos entre todos os estabelecimentos visitados.

Ao todo, foram consultados mais de 40 produtos de alimentação, frios, horta, pomar e granja, higiene pessoal e limpeza, em 14 estabelecimentos.

Entre os itens com maior alta, estão cenoura (19,1%), margarina (10,3%) e cebola (8,6%). Já entre os produtos que ficaram mais baratos, estão tomate (-28,1%), salsicha (-16%) e a batata lavada (-13,4%).

Produtos para churrasco

A pesquisa de preços de produtos e carnes para churrasco foi realizada em 12 estabelecimentos, onde foram consultados os valores de 46 itens entre carnes bovina, suína, aves, carvão e outros.

Os produtos com maiores aumentos de preços foram a coxa (13%), carvão vegetal (7,27%) e o joelho (7,08%).

Já os itens que ficaram mais baratos neste mês foram a fraldinha (-11%), costela com pele (-10,44%) e picanha (-9,87%).

O sal grosso foi o produto que registrou maior diferença de preço entre os locais pesquisados (302,08%). Os outros foram linguiça de frango (245,92%) e peito/granito (217,25%).

A pesquisas de preços da cesta básica pode ser conferida neste link e do churrasco aqui.