Procon de Joinville divulga pesquisa de preço de itens de material escolar

Publicada em 09/01/2023 às 17:14
Relacionado a:

O Procon de Joinville divulgou nesta segunda-feira (9) a pesquisa de preço dos materiais escolares. O levantamento foi feito em oito estabelecimentos comerciais e analisou o preço de 42 itens que normalmente integram diferentes listas de materiais.

Entre os itens com maior diferença de preço está a canetinha com 12 cores, que pode ser encontrada por R$ 11,90 em um comércio e por R$ 64,99 em outro, uma diferença superior a R$ 53, considerando a mesma marca.

O apontador, de diferentes marcas, varia entre R$ 0,25 e R$ 4,30. Outro item que normalmente é solicitado na lista é a régua de 30 centímetros. A pesquisa do Procon mostra que se o consumidor pesquisar, pode adquirir por R$ 0,59 centavos, ou então por R$ 3,50.

O levantamento indica os preços praticados em diferentes marcas de lápis de escrever (lápis preto nº2). O item varia entre R$ 0,30 e R$ 3,09. Já o caderno universitário com 200 folhas, se comparado o preço entre a mesma marca, tem variação de R$ 17,43, sendo encontrado por R$ 12,50 em um local, ou por R$ 29,93 em outro comércio.

A tabela com a pesquisa completa que traz inclusive a comparação de preço entre alguns produtos da mesma marca está disponível no link.