Procon de Joinville alerta sobre tentativa de golpe que promete devolução de valores em dinheiro

Publicada em 20/03/2024 às 18:41
Relacionado a: Unidade de Cidadania, Trabalho e dos Direitos do Consumidor - SEGOV.PROCON

O Procon de Joinville registrou denúncias de tentativa de golpe que promete a devolução de valores em dinheiro retidos em diferentes fontes. As mensagens fraudulentas são enviadas por diversos canais, tais como e-mail, mensagem de texto por celular (SMS), WhatsApp ou até mesmo ligações telefônicas.

Nos contatos, os golpistas se identificam como sendo do Procon ou de outros órgãos como Anatel e INSS, e afirmam que o consumidor possui valores a receber que foram retidos por cobranças indevidas em cartões de crédito, contas telefônicas e, até mesmo, descontados da aposentadoria e outros benefícios.

As mensagens falsas trazem informações como CPF do usuário, valor disponível e data prevista para a liberação do saque. O texto afirma, ainda, que a mensagem é proveniente de um canal oficial do Procon e que os dados estão protegidos e seguros.

O Procon de Joinville alerta que não envia esse tipo de mensagem e que, em caso de dúvidas, o consumidor deve entrar em contato com o órgão por meio dos canais oficiais, que são o telefone 151, WhatsApp (47) 98815-3195 ou e-mail procon@joinville.sc.gov.br.