Procon de Joinville alerta para golpes praticados na Black Friday

Publicada em 22/11/2023 às 15:36
Relacionado a: Unidade de Cidadania, Trabalho e dos Direitos do Consumidor - SEGOV.PROCON

Com a proximidade da Black Friday, que ocorre na sexta-feira (24/11), o Procon de Joinville alerta para os golpes de vendas falsas que podem ser aplicados nesta época do ano.

Criminosos aproveitam esse momento de euforia de muitos consumidores para criar páginas falsas que simulam e-commerce. Outras táticas são promoções inexistentes enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp, e a elaboração de perfis falsos de lojas em redes sociais.

Os golpistas também clonam sites de varejistas conhecidos para induzir os consumidores ao erro, colocando uma letra a mais no endereço do site, ou ainda trocando, por exemplo, uma letra “o” pelo número zero “0”.

“A recomendação é que o consumidor faça uma pesquisa de preços do produto que deseja comprar. E quando escolher a loja, o ideal é digitar diretamente o endereço do site na barra do navegador. Não clique em links enviados por e-mails, SMS ou aplicativos de mensagens”, alerta a gerente do Procon, Cristiane Berger.

As redes sociais também são um campo fértil para os golpistas. Geralmente, são perfis recém-criados, com ofertas extremamente vantajosas e com 100% de depoimentos positivos de compradores recomendando a venda.

Sempre desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto. De preferência para o uso de cartão virtual nas compras online.

E se for pagar com PIX, só faça o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Quando o vendedor fornecer o código QR Code, confira atentamente todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro. Isso também vale para pagamentos com boletos.