Procon alerta para golpe aplicado em Joinville

Publicada em 07/07/2022 às 18:20
Relacionado a: Unidade de Cidadania, Trabalho e dos Direitos do Consumidor - SEGOV.PROCON

A Prefeitura de Joinville, por meio do Procon, alerta para um golpe que tem sido registrado na cidade. Pessoas vão de casa em casa vendendo massageadores. Na maioria dos casos, as vítimas são idosos. Os produtos chegam a ser comercializador por um valor dez vezes maior que o de mercado.

O Procon está registrando, em média, duas queixas por semana sobre esse golpe. Os massageadores vendidos pelos golpistas podem ser encontrados na internet por R$ 150. Esses mesmos produtos são comercializados para as vítimas por valores que chegam a R$ 1,5 mil.

Além do valor muito acima do mercado, os golpistas colocam no contrato uma data errada, para não ter a possibilidade da pessoa desistir da compra no prazo de sete dias, conforme previsto no artigo 49 do Código do Direito do Consumidor e caso o produto apresente algum defeito, não é possível trocar ou mandar para alguma assistência técnica.

Cristiane Berger, gerente do Procon Joinville, orienta o cidadão a ter cuidado com quem entra na residência para vender produtos ou serviços.

“Esse tipo de venda pode ser perigosa e estar lesando os idosos. As queixas atendidas no Procon não revelam o número real desse golpe, porque muitos idosos ficam envergonhados de denunciar”, explica a gerente.

Alguns golpistas se passam por agentes comunitários de saúde ao abordar as vítimas em suas residências. A Prefeitura alerta que os agentes comunitários de saúde não vendem produtos ou serviços.

Como via de regra, a orientação do Procon é que o consumidor sempre faça uma pesquisa prévia quando estiver interessado em algum produto, analisando os valores e outros itens que influenciam diretamente no funcionamento ou finalidade da mercadoria adquirida.

Compartilhe

Skip to content