Primeiros jogos do Jeville 2023 foram realizados nesta quarta-feira no Ginásio Abel Schulz

Publicada em 13/04/2023 às 10:53
Relacionado a: Secretaria de Esportes - SESPORTE

Nesta quarta-feira (12/4), teve início a 24ª edição dos Jogos Estudantis de Joinville (Jeville). Quatro times de futsal masculino (14 a 16 anos) da Regional Centro-Norte jogaram no Ginásio Abel Schulz. O evento é realizado pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Esportes (Sesporte), e é aberto a toda a Rede de Ensino Público e Privada de Joinville.

“Essa prática esportiva que estamos proporcionando traz a melhora da saúde física e mental, dos desenvolvimentos motor e social, também melhora o desempenho acadêmico, promove a inclusão, melhora a qualidade de vida e a autoestima e ensina habilidades importantes como perseverança, resiliência, disciplina, ética e trabalho em equipe”, destaca Caroline Antunes, secretária interina da Secretaria de Esportes de Joinville.

As equipes que entraram em quadra na estreia do Jeville foram da Escola Municipal Pastor Hans Muller, da Escola Estadual Martins Veras, da Coree e do Santos Anjos. Gabriel dos Passos, goleiro do Martins Veras, está em sua terceira edição do Jeville. “É uma competição muito organizada, legal de participar”, elogia o estudante.

Para Pedro Henrique Silvério, atleta da Coree, a prática do esporte é importante para um estudante. “O esporte não é só você ir lá e jogar alguma coisa. Esporte é saúde, é segurança pública. O esporte te ensina coisas que você não aprende nem em casa nem na escola”, afirma Pedro Henrique.

Na quinta-feira (13/4), o futsal masculino (14 a 16 anos) continua com disputas das etapas da Regional Leste, na Escola de Educação Básica (EEB) Dr. Tufii Dipe, no Iririú; e Regional Nordeste, com jogos na EEB Professora Jandira D’Avila, no Aventureiro, e na Escola Municipal Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi, no Jardim Paraíso.

Os jogos da Regional Centro-Norte prosseguem na sexta-feira (14/4), na Universidade da Região de Joinville (Univille). E no dia 17/4 ocorrem mais disputas da Regional Leste, na quadra do Colégio Santo Antônio.

Ainda neste mês, jogam os times de futsal masculino (14 a 16 anos) das Regionais Sul (nos dias 19 e 27/4), Pirabeiraba (24/4) e Sudeste (26/4). Avançando para o mês de maio, disputam as equipes da Regional Oeste Sudoeste (2/5) e jogos remanescentes da Regional Sul (3/5).

As disputas de futsal feminino (14 a 16 anos) do Jeville 2023 também já têm datas confirmadas. No dia 28 de abril, ocorre a etapa Regional Sudeste. As Regionais Sul e Centro-Sul estão marcadas para os dias 3 e 5 de maio, respectivamente. Já as datas das Regionais Nordeste e Centro-Norte aguardam confirmação.

Além do futsal, já estão programados os jogos das modalidades de basquete 3×3 (14 a 16 anos), que ocorrem no dia 18 de abril, no Ginásio Abel Schulz; e xadrez (11 a 13 anos e 14 a 16 anos), no dia 20 de abril, na Associação dos Servidores Públicos do Município de Joinville (ASPMJ).

Vale lembrar que todos os atletas devem comparecer ao local dos jogos munidos de documento oficial de identificação com foto.

Inscrições

A Sesporte continua com inscrições abertas para o Jeville. Podem se inscrever atletas para modalidades individuais, para as categorias de 11 a 13 e 14 a 16 anos, e coletivas, 11 a 13 anos.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelas escolas nas quais os atletas estudam. No site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/Jeville2023) há informações sobre como fazer a inscrição.

Neste ano, a faixa etária dos atletas participantes do Jeville inclui competidores de 8 a 10 anos, 11 a 13 anos, de 14 a 16 anos e universitários em 24 modalidades esportivas. A 24ª edição do Jeville contará com a inclusão das modalidades de luta olímpica, badminton, breaking e o futvôlei (Jeville Universitário).

Na edição passada do evento, quase 6 mil atletas de 99 instituições de ensino de Joinville participaram dos jogos.