Em uma edição repleta de emoção, homenagens e reconhecimentos, o 10º Prêmio de Práticas Inovadoras da Saúde anunciou seus vencedores nesta terça-feira (25/11). A cerimônia, realizada no auditório da Reitoria da Univille, marcou uma década de reconhecimento a projetos que transformam a rede pública de saúde, promovem a troca de experiências e a melhoria contínua dos serviços prestados à população.
A premiação contou com a presença do prefeito Adriano Silva, da vice-prefeita Rejane Gambin e da secretária da Saúde de Joinville, Daniela França Cavalcante, além de demais autoridades, servidores e convidados. A cerimônia também marcou a primeira edição do Evento Científico da Saúde de Joinville.
Como parte das comemorações da décima edição, foram homenageados todos os projetos vencedores das nove edições anteriores. Também foram prestadas homenagens aos ex-secretários municipais de Saúde que estiveram à frente da premiação ao longo desses dez anos de história.
“A qualidade humana que nós temos na nossa Saúde é algo que temos que nos orgulhar todos os dias. São pessoas altamente capacitadas e comprometidas e que trabalham arduamente para melhorar a vida do cidadão e construir a melhor saúde do Brasil”, reconhece o prefeito Adriano Silva.
A secretária da Saúde de Joinville, Daniela França Cavalcante, destaca que há anos a premiação evidencia trabalhos de sucesso criados pelos próprios servidores, com possibilidades concretas de implantação ou já implantadas, oferecendo resultados muito positivos à saúde do município.
“São pessoas que carregam a história do SUS, mentes que vivem e respiram o território onde trabalham. Estes projetos são experiências que mostram o cenário de cada território, é a identidade de Joinville pelo olhar de profissionais competentes e inquietos, com vontade de colocar o seu conhecimento a serviço”, enfatiza.
A edição especial foi recordista de inscrições, com 95 trabalhos avaliados nas duas premiações, o Prêmio Práticas Inovadoras e o Evento Científico da Saúde.
Edição teve recorde de inscrições e muda formato a partir de 2026
Ao longo destes dez anos, o Prêmio Práticas Inovadoras tem se tornado uma referência para alavancar projetos que beneficiam os usuários da saúde de Joinville e melhoram processos de gestão.
Nesta edição, foram seis projetos reconhecidos no Prêmio Práticas Inovadoras e quatro premiados no Evento Científico. A partir do ano que vem, as duas premiações passarão a ser realizadas em anos alternados.
Enfermeira da Saúde da Família, Rosilene de Lima Silva conquistou o primeiro lugar no Eixo Assistência à Saúde pelo trabalho “Prevenção do AVC através do rastreio da fibrilação atrial FASUS: experiência na UBSF Aventureiro III”.
Desenvolvido pela Prefeitura de Joinville em parceria com a Univille, o projeto FASUS é aplicado nas Unidades Básicas de Saúde da Família de Joinville desde 2023 e possibilita o diagnóstico precoce de fibrilação atrial, arritmia que aumenta os riscos de casos graves de acidente vascular cerebral (AVC).
Trata-se de uma medida de prevenção que começa com a aferição de pressão arterial e o engajamento das equipes para aplicar o projeto. Desde o início do FASUS, a UBSF Aventureiro III foi a unidade que mais captou usuários para a iniciativa.
“Tenho que agradecer à minha equipe de saúde e à minha coordenação, que abraçaram essa ideia. A gente faz esse trabalho com amor, dedicação e busca seguir todos os princípios para beneficiar a população de Joinville”, destaca Rosilene.
No eixo Gestão, Vigilância e Informação em Saúde, o analista de Tecnologia de Informação Israel Kraisch conquistou o primeiro lugar com o projeto “Automação de Inclusão de Autorizações de Internação Hospitalar (AIH) – SISREG”, que tem impactado positivamente na agilidade de coleta e inserção de dados para as autorizações de internações hospitalares, otimizando o tempo do servidor e agilizando o serviço aos usuários.
“A automação desse processo possibilitou agilidade, ganhando tempo para colocar as pessoas na fila o quanto antes para elas saberem que efetivamente estão na fila. Foram várias pessoas envolvidas neste processo, ninguém faz nada sozinho. É um conjunto de ações e de pessoas que fazem a saúde de Joinville ser o que é”, comemora Israel.
Em sua primeira edição, o Evento Científico teve 22 projetos avaliados. No eixo Assistência, Gestão, Ensino e Pesquisa em Saúde, Crislaine Santos Wilchenski Moraes foi a vencedora com o projeto “Coexistência de Aedes aegypti e Albopictus e sua relação com a dengue em Joinville (2010-2024)”. Karina Kempner do Amarante foi a vencedora do eixo Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo com o trabalho “Teleconsulta para renovação de receitas médicas de controle especial na Atenção Primária à Saúde em Joinville”.
Vencedores do 10º Prêmio de Práticas Inovadoras da Saúde
1º Prêmio Científico
Eixo I – Assistência, Gestão, Ensino e Pesquisa em Saúde
1º lugar: “Coexistência de Aedes aegypti e Albopictus e sua relação com a dengue em Joinville (2010-2024)” – Crislaine Santos Wilchenski Moraes (autora); Romana Pedott Apel e Therezinha Maria Novaes de Oliveira (coautoras);
2º lugar: “A perda auditiva e o impacto do uso de aparelhos auditivos na qualidade de vida dos idosos” – Ariane Emanoelle Costa da Silva Fernandes da Paz;
3º lugar: “Incidência de Lesão Renal Aguda em pacientes críticos com Covid-19 e sobrevida em 90 Dias: Coorte retrospectiva de uma unidade de terapia intensiva pública Joinville/Brasil” – Fernanda Perito de Aguiar (autora); Bruna de Albuquerque Catelano, Helbert do Nascimento Lima e Paulo Henrique Condeixa de França (coautores).
Eixo III – Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
1º lugar: “Teleconsulta para renovação de receitas médicas de controle especial na Atenção Primária à Saúde em Joinville” -Karina Kempner do Amarante.
10ª Prêmio de Práticas Inovadoras
Eixo I – Assistência à Saúde
1º lugar: “Prevenção do AVC através do rastreio da fibrilação atrial FASUS: experiência na UBSF Aventureiro III” – Rosilene de Lima Silva (autora); Gislaine Batista de Souza e Vanessa Raimundo dos Santos Silva (coautoras);
2º lugar: “Cidade Angels como estratégia para redução de casos de AVC em Joinville” – Ivonei Bittencourt (autor); Carla Heloisa Cabral Moro, Leticia Peixer, Liliani Cristina Gonçalves de Azevedo, Pedro Magalhães, Rafaela Bitencourt Liberato, Raissa Silva Mendes, Vanessa Guesser Venâncio e Vivian Nagel Schneider Silva (coautores);
3º lugar: “Ampliação do acesso dos usuários aos serviços de saúde através de um modelo de escuta qualificada” – Cheline Hentger de Meneses (autora); Rodrigo Candido Batista, Karla Rosane Zermiani Schulze e Daniela Beninca Niering (coautores).
Eixo II – Gestão, Vigilância e Informação em Saúde
1º lugar: “Automação de Inclusão de Autorizações de Internação Hospitalar (AIH) – SISREG” – Israel Kraisch (autor); Ricardo Dias Lemos dos Santos, Franci Maiara Machado e Alex Sandro Muller (coautores);
2º lugar: “Visa em dados: processos visíveis, gestão eficiente” – Aline Jaciara da Silva Florentino (autora); Alisson Domingos, Andressa Flores Dornelles, Denis Albino de Oliveira e Silvana Jacob (coautores);
3º lugar: “Plataforma de acesso a documentos da saúde: ferramenta para estruturação de processo de cuidado” – Indianara da Silva (autora); Maristela Mello de Aguiar (coautora).