Prefeitura vai construir novo prédio para UBSF Parque Joinville

Publicada em 26/01/2024 às 17:48
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Mais uma região de Joinville vai ganhar uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) totalmente nova. Nesta sexta-feira (26), em uma cerimônia prestigiada pela comunidade do bairro Aventureiro, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde, autorizou o início das obras para construir a UBSF Parque Joinville.

O espaço terá mais de 720 m² e vai contar com estrutura física para até cinco equipes de Saúde da Família, consultórios odontológicos, recepção, duas salas de espera, sala de vacinas, acolhimento, triagem, dispensação de medicamentos, sala de procedimentos, sala de curativos, sala de agentes comunitários de saúde, sala de reuniões de grupo e outros ambientes de apoio como esterilização de materiais, copa, sanitários públicos e de funcionários, entre outros.

“Mais uma unidade sendo construída! A gente vai demolir a atual, que é pequena, e vamos construir uma nova totalmente reorganizada. Então, com certeza, os moradores do Aventureiro terão um atendimento ainda melhor na atenção primária”, afirma o prefeito Adriano Silva.

Serão investidos na obra R$ 2.933.872,39, sendo R$ 1 milhão de emenda parlamentar do então deputado federal Rodrigo Coelho e outros R$ 1.933.872,39 recursos próprios da Prefeitura de Joinville. A empresa responsável pela obra é a PJ Construções Ltda.

“Além de uma unidade linda, maior, preparada para atender melhor a nossa população, ela está sendo planejada para ter uma equipe de estratégia de Saúde da Família a mais do que temos hoje. Outro diferencial é que hoje nós temos um dentista e o novo espaço está planejado para até três profissionais”, explica a secretária de Saúde Tânia Eberhardt.

Atendimento foi transferido durante as obras

O atendimento para os usuários da UBSF Parque Joinville foi transferido de local enquanto as obras estiverem ocorrendo. Os atendimentos de farmácia (retirada de medicamentos), vacinação, teste do pezinho e aplicação de medicações estão sendo realizados na UBSF Dom Gregório (rua Joaquim José Felipe – Jardim Iririú, das 8h às 18h30).

Os atendimentos agendados de médicos e de enfermagem são realizados no antigo prédio do Jardim Iririú, que fica na rua Canoas – Jardim Iririú, entre 7h e 17h.

Combate à dengue

Durante o evento para assinatura e entrega da Ordem de Serviço, que teve a presença da vice-prefeita Rejane Gambin, vereadores Diego Machado, Henrique Deckmann, Adilson Girardi e do deputado estadual Matheus Cadorin, além de outras autoridades, o prefeito Adriano Silva e a secretária Tânia Eberhardt reforçaram a importância da população estar engajada nas ações de prevenção e combate à dengue.

Os gestores falaram sobre as ações que estão sendo tomadas pelo poder público, como as vistorias, capacitação dos servidores da saúde, implantação do Método Wolbachia, mas também elencaram a necessidade de cada morador vistoriar o seu terreno para eliminar possíveis objetos ou locais que possam ser criadouros do mosquito Aedes Aegypti.