Prefeitura vai construir nova sede para a UBSF Canela com estrutura de Vila da Saúde

Publicada em 18/03/2024 às 11:41
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a assinatura e a entrega da Ordem de Serviço para a construção da nova sede da Unidade Básica de Saúde da Família Zenaide Klem dos Santos e da Vila da Saúde do Canela, no bairro Rio Bonito. O evento, na noite de sexta-feira (15), faz parte da programação dos 173 anos de Joinville.

“Estamos muito felizes em iniciar essa obra da Vila da Saúde, que é uma Unidade Básica com praticamente uma praça no entorno, que faz com que as pessoas possam se exercitar e trabalhar a prevenção à saúde”, afirma o prefeito de Joinville, Adriano Silva.

A cerimônia contou com a apresentação da fanfarra da Escola Municipal Emílio Hardt, que integra o projeto “Música na Escola”.

A nova sede da UBSF Canela, que substitui a atual em imóvel alugado, será maior em uma área de 498 m² e será construída na rua Dionísio Girardi. A infraestrutura contempla espaço para duas Equipes de Saúde da Família, consultório para dentistas, além de recepção e salas de espera, vacinas, procedimentos, curativos, e sala dos agentes comunitários de saúde.

O espaço terá uma Vila da Saúde, com pista de caminhada, quadra de futebol society, playground e academia. A Vila da Saúde Canela leva o nome de Francisco Alves de Souza, que era morador da localidade, fundou e atuou como presidente da Associação de Moradores do Canela.

“É sempre muito bom a gente chegar num bairro e dar notícia boa de novas unidades, novas Vilas da Saúde. Isso é muito gratificante para todos os servidores que trabalham todos os dias pelo bem da comunidade. Nós temos uma UBSF aqui com uma Equipe de Estratégia de Saúde da Família e estamos planejando mais uma equipe para atender cada vez melhor a comunidade”, diz a secretária de Saúde de Joinville, Tânia Eberhardt.

O investimento na obra é de R$ 3.096.724,05, sendo R$ 2.946.724,05 com recursos próprios do município e outros R$ 150 mil provenientes de uma emenda parlamentar do deputado estadual Fernando Krelling. A empresa responsável pela obra é a Prontax Engenharia Ltda, vencedora da licitação.

O presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Diego Machado, reforçou durante o discurso a importância de homenagear pessoas que foram importantes para o desenvolvimento da região do Canela. Durante o evento, foi sancionada a Lei 9.597/2024 que denomina a área como Vila da Saúde Canela Francisco Alves de Souza e mantém a denominação da UBSF Canela Zenaide Klem.

“A família Klem contribui em mais de quatro gerações com o Canela e por tudo o que fizeram, pela história da dona Zenaide, foi dado esse nome. E hoje também fazemos outra homenagem, tão merecida quanto essa. Que é homenagear o seu Francisco, alguém que amava o Canela”, comenta o vereador.